Um Final Infeliz…

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube
3 min readApr 9, 2022

Para quem já leu o título, que devem ser todos os humildes leitores desta crónica amadora, sabe que deste mês não vem coisa boa. A equipa do IST nem sequer à praia chegou para se poder dizer o famoso ditado e vejo-me obrigado a uma adaptação inevitável: morremos no parque de estacionamento.

Começamos o mês e temos duas semanas para preparar os quartos de final do CUL. O nosso adversário permanecia uma incógnita, uma vez que esperávamos pelos play-offs entre a FMUL e o ISEG.

Deste jogo, leva a melhor a FMUL, equipa que já tínhamos defrontado durante a fase regular e saído vitoriosos. Ficava assim conhecido o nosso adversário e restava apenas esperar ansiosamente pelas duas mãos de acesso à fase final.

Entramos em jogo um pouco desfalcados na baliza — relembro que o nosso guarda redes, João Pina, havia sido expulso no jogo anterior, pelo que estaria de fora neste tão importante jogo — mas o nosso guardião Celso estava pronto a assumir as redes e com a confiança da equipa às costas. Jogo fraco por parte do IST mas que ainda assim termina numa vitória por 3 a 2 mesmo ao cair do pano. Entravamos então na próxima mão deste play-off com uma vantagem mínima.

Teríamos agora apenas uma semana entre jogos e todo uma fase final nas mãos do próximo jogo. Aqui entra a parte triste e fatal deste mês/ano/década… a equipa universitária do IST ficaria de fora das fases finais do CUL. Acabamos por perder o jogo por 3 a 1 onde Medicina (FMUL) sai mais eficaz e com o caminho aberto para a meia final (agregado: FMUL 5 vs 4 IST).

Ficamos assim com a época encerrada. Sem Fases Finais, sem Campeonato Nacional, sem sequer um lugar entre “os melhores”. Destino arrasador para um percurso quase perfeito até então. Resta levantar a cabeça e levar a vontade de refazer as coisas bem para o próximo ano.

Felizmente, neste mês houve convívios entre a equipa que apesar de tudo mantêm a chama do IST acesa. Desde festas de anos a excursões de equipa, deu-se tudo o que tínhamos fora de campo e aí saímos sempre vitoriosos.

Queria dar enfâse à excursão a Rio Maior, terra que viu crescer David Miranda (nosso lateral direito). A equipa foi convidada para ir conhecer o mais celebre evento sociocultural de Rio Maior: as Tasquinhas. Este evento não é mais que aquilo que o nome sugere… tascas. Digo isto porque a própria denominação de “tasca” já anexa a boa disposição, uma incrível hospitalidade e MUITO vinho da casa. Saímos de lá claramente reconhecidos pela positiva (apesar de toda a animalidade expressa…) e com a promessa de voltar.

Alguns elementos da equipa com amigos à porta das tasquinhas em Rio Maior

Fechamos assim o mês de Março com um gigante desgosto para toda esta comunidade. Fica a promessa de para o ano correr melhor e a certeza que aquilo que nos une nao foi, nem nunca serão as vitorias mas sim a amizade (embora as vitórias saibam muito bem…).

Carrega Técnico!!!!!

Duarte Honrado

--

--

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube

Eletrical and Computer Engineering student at Instituto Superior Técnico