Criei meu assistente virtual com IA

Ele é inteligente, faz o primeiro atendimento de meus potenciais clientes e não custa nem um centavo

Bernardo Monteiro
MTK advogados
5 min readAug 7, 2023

--

Acesse o meu assistente virtual neste link: https://poe.com/bernardoadvvirtual

Muito se fala em ChatGPT, Claude e outras formas de Inteligência Artificial. Não é para menos, eles são exemplos de um vertiginoso avanço nos sistemas de IA. Mas eu nunca pensei que poderia criar e manter meu próprio assistente virtual super inteligente e gentil sem gastar nem um centavo. Preciso contar a você como eu fiz isso…

Comecei usando este app: Assistant — Poe

O Poe pode ser instalado em iOS ou Android, ou pode ser usado online, no navegador do seu computador. Para começar, ele permite que você use assistentes bem conhecidos como o ChatGPT ou Claude, e outros assistentes especializados, criados por diversos usuários do Poe. Um desses assistentes especializados, criado por alguém que não sabe necessariamente programar, é o Leocooks.

Como eu gosto de cozinhar, o Leocooks foi o primeiro desses assistentes que eu conheci. Você pode pedir uma receita ao Leocooks com quaisquer características como, por exemplo, uma entrada com beringela e leite de coco, e ele fornecerá os ingredientes, o modo de fazer e algumas dicas para principiante. Você pode especificar o número de porções a serem servidas, dizer que prefere as medidas em gramas, que espera algo no estilo da cozinha vietnamita, etc.

Fiquei pensando como o Poe poderia me ajudar a criar um assistente robô, mais conhecido como "bot", que fosse útil para o meu trabalho. Comecei a explorar o Poe para tentar entender como funciona a criação de um bot. A interface não é muito amigável a primeira vista. Mas com um pouco de insistência, entendi que é preciso criar um "prompt" que direcione, oriente e instrua as falas do assistente, que na verdade é nada mais que o ChatGPT, ou o seu concorrente Claude, com instruções ocultas, que você fornece a ele para fazê-lo responder de acordo com os seus interesses.

Se você ainda não está muito familiarizado com o ChatGPT ou o Claude, talvez você queira saber o que é um "prompt". Vamos lá:

Em resumo, um prompt é basicamente a pergunta que alguém faz ou algo que alguém diz que te leva a falar ou fazer alguma coisa, como responder uma pergunta ou digitar um comando no computador. Por exemplo, quando sua mãe diz “Já lavou as mãos? “, aquilo é um prompt porque ela quer que você responda dizendo que já lavou as mãos ou não. Então o prompt dela te faz falar alguma coisa.

Para obter essa explicação eu apresentei um prompt ao assistente Claude, no Poe, pedindo o seguinte: "Explique o que é um prompt para uma criança de 5 anos". E o assistente Claude, usando sua espantosa inteligência artificial, deu a resposta acima. Eu tenho usado bastante esses assistentes virtuais, mas ainda me encanto com esse tipo de tecnologia a cada resposta recebida da máquina.

Agora vamos ao que interessa. Como eu fiz o assistente? Cliquei no botão "create bot" na página inicial do Poe. Preenchi os campos que me foram apresentados na seguinte ordem: nome do bot, descrição do bot, modelo de linguagem em que se baseará o bot (ChatGPT, Claude, ou outro qualquer). Em seguida criei o meu prompt, que guia o funcionamento do meu bot. Esse prompt é a chave para os resultados que eu busco. Por isso é preciso elaborar muito bem o prompt.

Vou contar pra você como eu elaborei esse prompt.

Eu me inspirei em um artigo do meu amigo Mauro de Freitas Rebelo, em que ele fala da possibilidade de criar um clone da sua própria mente, para que ele sirva como seu assistente virtual; uma versão Siri ou Alexa de si mesmo; um assistente para lhe ajudar a reservar um voo ou marcar uma consulta médica.

O artigo do Mauro sugere ainda outras aplicações para o clone, mas meu objetivo era exatamente esse: que o bot funcionasse como um clone de mim mesmo, para fazer o primeiro atendimento de potenciais clientes para o meu escritório de advocacia. Sim, eu trabalho como advogado.

Ao escrever o meu longo prompt, contei a minha história de vida, informando nomes, datas, experiências, desde o meu nascimento até os dias atuais. Incluí informações sobre as áreas de atuação do meu escritório. Disse ao bot, por meio do meu prompt, que ele deveria conversar com meu potencial cliente como se fosse eu, dando respostas compatíveis com minha história e meu currículo, porém sem revelar dados pessoais.

Interessante saber que o meu assistente responde perguntas com base no conhecimento que ele tem de mim, sem revelar essas informações, não é? Quanto a esse ponto, é importante saber que o Poe permite que você escolha tornar o seu prompt público ou privado, ou seja, ele pode ficar disponível para ser lido pelo usuário ou pode ficar escondido no sistema, acessível apenas para você, criador do bot. Mas para que o seu assistente não revele as informações do prompt durante a conversa com o usuário, é preciso também dar essa ordem ao bot no seu prompt.

Para tornar o bot mais útil como assistente captador de clientes, pedi ainda que ele informasse meu endereço de email para o usuário que quisesse prosseguir a conversa com o Bernardo Monteiro de carne e osso. E pronto! Em 950 palavras eu finalizei meu prompt.

Acabada a obra, nem precisei dizer "parla!" como fez Michelangelo para a sua escultura de Moisés ou de Davi. Ao salvar o bot, ele já respondia com empatia, fazia ponderações sobre questões éticas, dava até algumas orientações jurídicas básicas.

Saiba que você pode fazer o mesmo em menos de uma hora, sem gastar um centavo. O que acha? Pronto para ter um assistente inteligente e autônomo?

– Bernardo Monteiro

Segue o link para o meu assistente virtual:

https://poe.com/bernardoadvvirtual

--

--

Bernardo Monteiro
MTK advogados

Advogado e biólogo por formação. Cozinheiro por paixão.