Sala de Democracia Digital vai monitorar o impacto da desinformação nas redes

Instituto Tecnologia & Equidade
tecnologiaequidade
Published in
3 min readJul 21, 2018
Descrição da imagem: Arte com fundo azul marinho e ilustrações de pessoas andando e sentadas mexendo em computadores. Há o texto: Observar é qualificar o debate público. 25 de julho #observa2018. Na parte inferior, há o logo da FGV DAPP.

De que forma a tecnologia é usada para influenciar o resultado de processos eleitorais? No dia 25/07, o assunto vai ser discutido durante o evento de lançamento da Sala de Democracia Digital — #observa2018, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do projeto é acompanhar e analisar o debate público na web e identificar ações de desinformação nas eleições deste ano. A iniciativa, sem qualquer vinculação partidária, é da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) e conta com diversos parceiros, entre eles, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E).

A Sala vai disponibilizar, de forma pública, análises diárias sobre as percepções da sociedade sobre a agenda de políticas públicas e do debate econômico e também sobre práticas de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas (fake news). Os materiais vão ser publicados diariamente por meio de análises semanais consolidadas, bem como publicações finais (policy papers) eventuais com análises aprofundadas e recomendações de políticas públicas.

Além do espaço físico, a Sala vai contar com um site — com versões em português e inglês — e o aplicativo web #observa2018, com análises e dados divulgados diariamente. Além do IT&E, o projeto da FGV DAPP tem os seguintes parceiros: o Digital Forensic Research Lab (DFRLab), do Atlantic Council; o National Democratic Institute (NDI); a Omidyar Network; o Visualization and Data Analytics Research Center (VIDA), da New York University (NYU); o Digital Ethics Lab, do Oxford Internet Institute; a Escola de Direito da FGV-SP; a FGV Projetos; e a Rustcon.

A iniciativa tem parceria de mídia com o jornal Estado de São Paulo, a rádio CBN, o portal Nexo, a agência de fact-checking Lupa e a Elo Company. Há também um Comitê Observador, formado por uma rede internacional de parceiros acadêmicos, de sociedade civil e governamental, que vai manter interlocução permanente com os pesquisadores da FGV DAPP na Sala para a troca de experiências durante o período eleitoral.

Pesquisa do IT&E sobre Bots, fake news e desinformação

Durante o evento, Márcio Vasconcelos, codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade, e Ellen Aquino, pesquisadora do IT&E, vão apresentar a pesquisa inédita “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” e o White Paper Recomendações Sistêmicas para Combater a Desinformação nas Eleições do Brasil. Ambos são projetos desenvolvidos pelo IT&E. A pesquisa buscou explorar dimensões dos processos relacionados às fake news e aos bots: origens, tipos, características, comportamentos e contextos, bem como antídotos, legislações e iniciativas ao redor do mundo consideradas inspiradoras pela organização.

O objetivo é promover eleições mais justas e equitativas, oferecendo informações aos cidadãos a partir de dados e conteúdos legítimos, reduzindo ao máximo a desinformação, o uso malicioso da tecnologia e, principalmente, a manipulação do eleitor.

Programação do evento

O seminário de lançamento da Sala de Democracia Digital vai promover um debate sobre o impacto das redes sociais nas eleições no Brasil e no mundo. Confira, abaixo, a programação.

Abertura | 13h30

Apresentação | 13h45
Marco Ruediger, Diretor da FGV DAPP
+ exibição de vídeo sobre a Sala de Democracia Digital — #observa2018

Parte 1 — Política e Internet nas Eleições 2018 | 14h
Marco Ruediger, Diretor da FGV DAPP
Oscar Vilhena, Diretor Direito FGV-SP
Paula Miraglia, Nexo Jornal
Mediação: Thiago Barbosa, CBN

|||||| Intervalo — 15h30 ||||||

Apresentação | 16h
Elo Company, apresentação documentário “Sala de Democracia”
Marcio Vasconcelos — IT&E, apresentação da pesquisa “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” e do movimento #NãoValeTudo

Parte 2 — Política e Internet — A experiência internacional | 16h30
Roberta Braga — Atlantic Council (EUA)
Tania Montalvo — Animal Político (México)
Francisco Herrero — NDI (Colômbia)
Pedro Telles — Omidyar Network
Mediação: Claudia Antunes, Jornal O Globo

Encerramento | 18h

Mais informações
Lançamento da Sala de Democracia Digital — #observa2018
Data: 25 de julho
Horário: 13h30 às 18h
Local: Auditório — 12° Andar — Edifício Sede
Endereço: Edifício Luiz Simões Lopes — Praia de Botafogo, 190 — Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições no site do evento.

--

--