Janet Jackson

Pedro Fernandes
tecnologiasMultimedia
2 min readNov 20, 2020

Janet Jackson é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. A filha mais nova da família Jackson, nasceu a 1966 e apareceu em vários programas de televisão quando era jovem. Lançou os primeiros dois álbuns em 1982 e 1984, mas não foram comercialmente bem sucedidos.

Para o seu terceiro álbum, trabalhou com os produtores Jimmy Jam & Terry Lewis. Abordando temas como a independência e feminismo, Control tornou-se num êxito e originou o gênero conhecido como new jack swing. O seu sucessor, Rhythm Nation 1814, abordou problemas sociais como o racismo, pobreza e a epidemia de drogas. Foi um um enorme sucesso, produzindo sete êxitos top-5.

Após o sucesso de Control e RN1814, Jackson assinou um contrato de 40 milhões de dólares americanos, o maior contrato por algum artista até então. O álbum janet. presenciou a cantora a reinventar a sua imagem, focando-se em temas como amor e sexo. É o maior álbum da cantora, vendendo 12,6 milhões de cópias.

Em 1996, Jackson experenciou um colapso emocional. Após essa experiência, produziu o álbum The Velvet Rope. Focando-se em temas como auto-estima, depresssão, violência doméstica, BDSM e relações homossexuais, o álbum tornou-se no mais aclamado da artista, influenciando um geração de artistas pop e R&B.

Em 2001, Janet Jackson provou a sua longevidade com o álbum All for You, vendendo 605,128 cópias na primeira semana e produzindo a 3ª maior canção do ano nos Estados Unidos (“All for You”). Foi durante essa era que foi a primeira artista a vencer o prémio MTV Icon, com um tributo que incluiu artistas como NSYNC, P!nk e Destiny’s Child.

Durante a sua carreira, Jackson tem sido reconhecida pelos seus vídeos musicais coreografados, influenciando artistas como Usher, Britney Spears, Beyoncé, Christina Aguilera, Jennifer Lopez (a sua antiga dançarina de fundo), Aaliyah, entre muitos outros…

--

--