Aplicativo Voilá Al Artist pode oferecer riscos de segurança aos usuários

Caio Braga
TED/UNEB
Published in
2 min readJun 20, 2021

Recentemente a Kaspersky, empresa de tecnologia especializada em segurança, identificou que a mais nova febre das redes sociais, o app chamado Voilá Al Artist Foto Editor, pode apresentar riscos para a segurança de seus usuários.

O Voilá Al Artist é um aplicativo para smartphones que permite transformar fotos enviadas pelos usuários como se fossem animações 3D ou pinturas clássicas porém analistas de segurança da Kaspersky perceberam lendo os termos de privacidade do aplicativo que as fotos enviadas se tornam propriedade da empresa desenvolvedora e a empresa não informa o destino dessas imagens nem como serão utilizadas.

O analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil reforça a importância de lembrar sempre que os dados dos usuários estão sendo armazenados em servidores de terceiros e processados na nuvem. Por mais que a empresa responsável pelo Voilá Al Artist tenha responsabilidade pela proteção dos dados dos usuários contra vazamentos e invasões, é importante levar em consideração também a transparência da empresa no uso de dados e informações pessoais.

A Kaspersky informou que em 2019 mais de 60% dos brasileiros não liam os termos de privacidade dos aplicativos e nem pensavam como ou onde os seus dados seriam utilizados. Em comparação, de acordo com o estudo Infodemia e os impactos da vida digital, em 2021 este número caiu para 22%.

--

--