Apple reforça preocupação com privacidade dos usuários com o App Privacy Report

Caio Braga
TED/UNEB
Published in
2 min readJun 10, 2021

A WWDC (Apple Worldwide Developers Conference) é uma conferência anual realizada pela Apple para mostrar seus softwares e tecnologias para desenvolvedores. Durante o primeiro dia do evento de 2021, a Apple divulgou um novo sistema de segurança e privacidade para o novo sistema operacional móvel iOS 15 da companhia.

A empresa anunciou um App Privacy Report, um recurso que tem como função permitir ao usuário ser informado dos dados que são acessados pelos aplicativos e como as permissões concedidas pelos usuários a esses apps estão sendo utilizadas, inclusive mostra quais domínios de terceiros estão recebendo as informações. Segundo a Apple, o iOS 15 protege o usuário da coleta indesejada de dados e oferece maior controle sobre o que pode ser compartilhado,

Além do App Privacy Report, a empresa afirmou que oferecerá também uma tecnologia de proteção aos e-mails dos usuários do sistema operacional. Essa tecnologia irá gerar e-mails aleatórios para que as pessoas não utilizem seus endereços de e-mail pessoais para se inscrever em formulários ou sites, protegendo a conta principal contra novos spams e assinaturas indesejadas de periódicos.

No final de Abril, a Apple iniciou com uma nova política de privacidade, conhecida como App Tracking Transparency, um mecanismo que obriga aplicativos a pedirem autorização de usuários para utilização de dados de navegação para fins publicitários.

Essa nova política de privacidade faz com que as gigantes Facebook e Google sejam diretamente afetadas. Para a rede social, o principal modelo de negócios é baseado em publicidade digital e representa cerca de 97% do seu faturamento total. O Facebook questiona a atitude da Apple porém Mark Zuckerberg afirmou que a rede “será capaz de lidar” com as atualizações, enquanto a Google disse estar trabalhando com a Apple para continuar na busca para melhorias de privacidade.

--

--