Assistentes pessoais interativos

Laura Teresa de Carvalho
TED/UNEB
Published in
1 min readNov 29, 2020

--

Bem, para começo de conversa, se engana que eles estão presente apenas em setores corporativos e comerciais realizando tarefas humanas aperfeiçoadas garantindo assim, uma super redução de custos a medida que não há funcionários para treinar e pagar.

Armazenam informações pessoais, tiram dúvidas sobre o tempo e o clima, toca sua música favorita, lembra-te o aniversário da sua tia ou da sua cunhada e quando você percebe tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas — o assistente pessoal, e ainda há algo maior por trás de apenas um aparelho individual dinâmico, sabendo que no decorrer do tempo de uso, ele armazena elementos que dão vida a um seguimento de resultados cautelosos (ou não).

Essa realidade é tão crescente que há uma evolução nos roteiros linguísticos destes e também uma forma mais humanizada de interagir com o usuário.

Esses auxiliares virtuais estão cada vez mais presentes nos ambientes domésticos, tendo em vista que, eles se mostram prestativos, atenciosos e até cortês para sugerir o melhor tipo de creme de barbear para sua pele, ou talvez para opinar sobre um molho menos calórico para adicionar na sua dieta. Em pouco tempo converte-se como um membro familiar, alguém que acaba aprendendo sobre você dia após dia.

Screenshot, Ashley Too — NETFLIX, Black Mirror.

--

--