Brota Company: novos modelos de Sustentabilidade entre Design e Tecnologia

Laura Teresa de Carvalho
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 23, 2020
Brota Company — Fabricada no Brasil, o plástico reciclado é utilizado como matéria prima. Cápsulas com solo inteligente.

Com a pandemia do Covid-19, o interesse de ter plantas em casa aumentou. Visto que as pessoas ficaram afastadas de lugares mais verdes no momento que ficaram isoladas em casa.

Pensando nesse cenário, estudantes de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um projeto de hortas inteligentes e autônomas, a Brota Company.

A Brota possui um design minimalista e compacto, para caber em qualquer lugar da casa e conseguir o melhor desenvolvimento no menor espaço possível. Além disso a tecnologia é completamente biológica, não é necessário conectar à energia elétrica.

O produto — um recipiente de tamanho médio — pode ser colocado em qualquer lugar e conta com um sistema de irrigação automático e até acompanhamento remoto de biólogos.

O sistema de irrigação automática permite que o usuário fique 25 dias sem repor água, evitando assim que as plantas morram sem água ou afogadas.

Além de uma decoração verde que incentiva maior conexão com a natureza, a horta também traz a possibilidade de cultivar alimentos para sua mesa, estimulando o consumo consciente — uma perspectiva que nos faz pensar como poderá ser o desenvolvimento de plantas nos espaços futuros.

Reprodução: https://www.instagram.com/p/CIT0h3OHUy5/

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/23/com-a-pandemia-cariocas-se-reinventam-e-criam-novas-atividades-com-ajuda-da-tecnologia-e-internet.ghtml

--

--