CASAS INTELIGENTES E OS PERIGOS DA CONECTIVIDADE

Joicesantanamatias
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 25, 2020
Jornal Imobiliário 2020.

Segundo uma matéria realizada pelo jornal Correio Braziliense, com base num estudo realizado na Alemanha, qualquer invasor com um conhecimento necessário poderia acessar a maioria dos sistemas automatizados sem precisar entrar na casa. Basta acessar os dados wireless com um computador e interpretar as informações que as máquinas deixam escapar. O criminoso poderia passar dias e até meses colhendo informações sobre os hábitos dos moradores e usá-las em um programa de análise. Quem tiver acesso a essa informação pode descobrir os horários em que a casa está vazia, que cômodo é mais usado e até mesmo a hora em que os moradores acordam e vão dormir.

Os perigos da alta conectividade muitas vezes podem passar despercebidos, tendo em vista os benefícios e praticidade que essa rotina conectada pode oferecer. Os designers e engenheiros elaboram e executam seus projetos com o objetivo de entregar o melhor para o uso e necessidade do público consumidor, porém essas necessidades podem ultrapassar a real finalidade, superando princípio básicos que podem infringir a privacidade e segurança do usuário. É necessário analisar até que ponto esses avanços tecnológicos associados à rotina da população podem gerar mais transtornos do que benefícios.

Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/08/06/interna_tecnologia,440942/casa-inteligente-pode-se-tornar-um-risco-pelo-detalhamento-de-informacoes.shtml

--

--