Coleta de Dados: O ouro da Internet

Grupo Design e tecnologias UNEB
TED/UNEB

--

É muito comum ouvirmos por aí os termos “coleta de dados”, “big data” e semelhantes associados ao meio digital. Mas você sabe do que se trata e o quão importante são para qualquer mercado no cenário tecnológico atual?

Para começar, coleta de dados nada mais é do que a captura de informação, para finalidade de pesquisas e estudos sobre um determinado conteúdo. Coletar dados é um recurso que existe há muitos anos, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas científicas e estudo de comportamentos sociais por inúmeras razões. Com a chegada da digitalização, este recurso tornou-se ainda maior e não somente isso, tornou-se também mais rápido, sendo possível coletar em poucos minutos milhares de dados diferentes e de várias localidades do mundo, pois os dados passaram a ser coletados não somente por pessoas e sim por máquinas, programadas para tal objetivo. O Big Data por sua vez, é responsável pela junção e análise de todos os dados coletados com a finalidade de transformá-los em informações úteis e valiosas, que possam ajudar organizações a aprimorarem as suas atividades.

Através das informações geradas pela análise de dados, empresas digitais como Netflix, Spotify, Google, Facebook e muitas outras podem direcionar conteúdos de uma forma mais atrativa e oferecer aos seus usuários uma melhor experiência de uso das suas plataformas, o que automaticamente vai retornar para as empresas em forma de lucro financeiro.

Mas como isso funciona?

No geral, todas as empresas citadas acima utilizam sistemas de recomendação, onde algoritmos são programados para fazer a leitura do comportamento dos usuários e ligar tal comportamento com as informações semelhantes existentes em bancos de dados, podendo assim devolver ao usuário sugestões do que assistir, ouvir, pesquisar, comprar, de qual conteúdo consumir em uma rede social, etc. Por exemplo, você acha que a Netflix ou Spotify te recomendam um filme ou uma música, que casa perfeitamente com o seu gosto, por acaso? Não! O que acontece é que o seu comportamento na internet está sendo monitorado a todo tempo e está sendo relacionado com informações de comportamento de vários outros usuários, semelhantes ao seu. Por esse motivo, essas plataformas conseguem te recomendar algo que provavelmente vai ser do seu interesse e vai fazer com que você consuma cada vez mais os produtos que elas oferecem.

De que forma isso é interessante para o mercado?

Se coletar dados, transformá-los em informações pertinentes e fazer com que usuários consumam mais produtos através de recomendações feitas pelos algoritmos funciona para empresas inseridas no mercado digital, isso significa que quanto mais dados coletados, mais as empresas podem acertar nos interesses de seus clientes, causando um alta no consumo de produtos e com o avanço da tecnologia digital e do “universo online” esse processo pode ser cada vez mais rápido.

Escrito por: Gabrielly Fonseca

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Acesse os links:

https://rockcontent.com/br/blog/coleta-de-dados/#1

https://posdigital.pucpr.br/blog/o-que-e-big-data#o-que-e-big-data

https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-big-data/

https://medium.com/xnewdata-portugal/netflix-caso-de-sucesso-em-big-data-ee40d64a1b12

https://medium.com/xnewdata-portugal/google-caso-de-sucesso-em-big-data-d309e26b8525

--

--