Criptografia: O que é?

Cláudia Ikeda
TED/UNEB
Published in
2 min readOct 13, 2021

A criptografia é uma ciência matemática que nos oferece mecanismos para proteger mensagens por meio da encriptação que consiste em transformar um texto claro em um texto cifrado. O mecanismo criptográfico faz uso de algoritmos criptográficos extremamente seguros, capazes de cifrar textos que levariam anos para ser decorados. Alguns algoritmos com chaves grandes podem levar alguns milhares de anos até serem decorados.

Podemos dizer que a criptografia funciona como um cadeado com qual trancamos os dados, que só podem ser liberados mediante o uso de uma chave que apenas as pessoas autorizadas possuem.

A criptografia é realmente segura?

Em 2020 , em meio a uma pandemia, tivemos um crescimento crítica, os chamados Ransomwares. Os Ransomwares são programas maliciosos que encriptam os dados críticos dos usuários pedem um resgaste através do pagamento em criptomoedas, normalmente Bittcoins. Como o código malicioso encripta fazendo uso de algarismo de criptografia de chave forte, como o AES( Advanced Encryption Sistem), a única maneira de liberar ou descriptografar os arquivos é com o uso da chave criptográfica. Não existe nenhuma garantia que após o pagamento do resgaste a chave será enviada e que vai funcionar.

Esse tipo de ameaça normalmente é interna e difícil de controlar. Ela ocorre quando alguma ferramenta de ataque tenta explorar uma vulnerabilidade do sistema operacional para conseguir um acesso privilegiado.

O que é vulnerabilidade do sistema operacional?

Vulnerabilidade é uma falha de software normalmente um big, deixando o sistema em estado extremamente inseguro. Esse estado pode envolver o travar de uma aplicação, causando indisponibilidade, o que pode expor falhas nos sistemas de controle de acesso do kenel quando se trata de sistema operacional. Existe um estado que afirma que apenas 20% das vulnerabilidades são conhecidas, isto é, os outros 80% ainda não foram descobertos. Isso compreende um enorme desafio para a indústria da segurança de informação. Vale lembrar que é justamente o desconhecido sobre o a vulnerabilidade o que nos protege contra elas. Uma vez descobertas, um enorme risco se abre.

Ficou interessado(a) no assunto? Leia mais aqui:
FERNANDES, Alexandre de Motaes, Cibersegurança e nova geração de ferewalls, Criptográfico, São Paulo, Érica 2021.

Escrito por Claudia Solares Oliveira

--

--