Existe um futuro para a ciência de dados?

Grupo Design e tecnologias UNEB
TED/UNEB
Published in
2 min readOct 9, 2021

O crescimento da ciência de dados pode ser um reflexo da globalização, da nossa geração e o mundo cada vez mais rápido, complexo e dinâmico. Apesar de não ser algo novo, a ciência de dados é um campo na qual abrange dados e algoritmos, nas quais são capazes de extrair informações para a resolução de problemas complexos.

Com a demanda da geração atual, é possível utilizar a ciência de dados para muito mais do que se comunicar com apenas um clique, sendo possível ir além de internet e sites, áreas como: saúde, banco, automobilístico e energia. Atualmente, o uso dessa ciência é usado em lugares não perceptíveis, desde o usuário procurar uma série na Netflix e até ao pesquisas em sites e logo em seguida um anúncio recomendando algo do seu interesse. Em cada pesquisa do Google, é acionado o processo de ciência de dados e mostrando ao usuário recomendações de acordo com a pesquisa passada, comprovando como o mundo é movido a ciência de dados e como é apresentado soluções para nós de acordo com os resultados da captura desses dados. Além da área de TI, alguns locais são aplicados em áreas automobilísticas, sendo visto em diversas aplicações, em veículos automáticos, cabines de destino fixos e entre outros. A criptomoeda, uma das maiores invenções dos tempos, o seu gerenciamento tornou se um desafio, mas utilizando a ciência de dados, é possível fornecer uma maior segurança contra atividades de fraude. Não só ajudando com recomendações e facilitando os desafios do cotidiano, mas também pode trazer segurança desde as criptomoedas, até transição de bancos no meio digital.

Uma grande questão, a ciência de dados é um fim? Pode se dizer que é o inicio de uma nova era. É um avanço para o futuro que nos ajuda com algo muito precioso: o tempo. É uma tecnologia que contribui para mudanças e soluções de problemas. Dessa forma, é possível explorar a ciência de dados em vários setores e capaz de solidificar e melhorar as ações futuras.

Para saber mais, um artigo sobre o assunto: completo:https://www.analyticsvidhya.com/blog/2021/04/what-data-science-future-looks-like/

--

--