Tarcísio Alves
TED/UNEB
Published in
2 min readJun 19, 2021

--

Fake news e como elas afetam a sociedade

Recentemente as fake news se tornaram um fenômeno global de grandes proporções e dados alarmantes. Esse termo trata-se literalmente da divulgação de notícias falsas por meio das redes sociais que, com a popularização da internet, podem causar impactos negativos na sociedade.

Com um grande número de usuários, os aplicativos de mensagens instantâneas são os principais responsáveis pela distribuição de conteúdos falsos. Ainda, vale destacar que nesse tipo de prática existem diversas pessoas interessadas, favorecendo a disseminação das fake news. As fake news chamam tanto a atenção que acabam viralizando por conta de um fenômeno sociológico conhecido como pós-verdade. Para manter a coerência com o tempo histórico, esse conceito se tornou famoso em 2016 — ano das eleições presidenciais norte-americanas.

Segundo o conceito de pós-verdade, cada indivíduo tem uma tendência maior a acreditar na informação que lhe agrada, ou esteja mais relacionada com seus direcionamentos morais e crenças. Assim, esse indivíduo passa a excluir as possibilidades de crítica e análise para confiar cegamente na informação recebida, apenas porque ela concorda com suas crenças.

Dessa forma, as fake news se tornam uma espécie de ferramenta da pós-verdade. Uma vez que os veículos de comunicação obedecem a certos direcionamentos — sejam eles políticos, sociais, culturais ou econômicos — , pode haver uma certa manipulação do que se compreende por verdade.

Nem todas as pessoas que compartilham fake news e acabam por ajudar a torná-las virais têm as mesmas intenções — afinal, existe o repasse inocente ou apuração incompleta. Nesse caso, os compartilhamentos são feitos sem que o responsável pense direito acerca do conteúdo ou do impacto da mensagem. Por outro lado, existem aqueles que são a fonte geradora das notícias falsas, portanto, promovem o compartilhamento com segundas intenções. Esse tipo de prática, além de ser considerada um crime, pode causar sérios danos a quem compartilha e até mesmo para o alvo de informações infundadas.

As fake news são mais um sintoma do que uma consequência, ou ainda sintoma e consequência de um cenário educacional cheio de falhas. A falta de entendimento básico de política, economia, sociedades e seus funcionamentos pode fazer com que milhares de cidadãos apostem na veracidade de notícias fantasiosas.O problema, portanto, é estrutural e já dura há centenas de anos. Dessa forma, as consequências das fake news têm níveis alarmantes e influenciam os mais diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, pessoais, psicológicos e demais áreas de nossas vidas.

Assim, uma falsa notícia pode gerar consequências inofensivas que vão desde cliques monetizados até atitudes mais severas como agressões físicas e psicológicas contra pessoas inocentes, ameaças a questões de saúde pública, como os movimentos antivacina, aumento da intolerância contra homossexuais, o discurso de ódio contra povos ou culturas diferentes e até mesmo a manutenção de sistemas governamentais totalitários.

--

--