Netflix e seus riscos para a sociedade

Pinhodesigner
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 13, 2021

Lembro-me que ao desejar assistir um lançamento que fora acabado de ser retirado dos cartazes dos cinemas, era necessário agendar na Locadora o aluguel daquele determinado DVD, além de ter o prazo curto para devolução, tinha-se o cuidado de não arranhar o mesmo, preservar fisicamente o produto para devolvê-lo nas melhores condições. Esse era um grande problema da geração Z no qual faço parte. E hoje poder assistir filmes em qualquer lugar na rua através do smartphone, notebook ou Tablet, sem precisar ir ao cinema, sem alugar DVD, ou até mesmo no setor de pirataria, sem precisar baixar o filme e coupar espaço no HD para assistir, são alguns dos maiores benefícios em obter assinatura da Netflix ou outra plataforma semelhante, A Netflix é a plataforma digital de Streaming audiovisual mais conhecida em todo o planeta.

Se por um lado temos a resolução de inúmeros problemas para o usuário, por outro temos grandes problemas sendo gerados com o mesmo, alguns estudos afirmam que assistir televisão por mais de 4 horas ao dia aumenta o risco de morte prematura por doenças cardíacas, e o que falar da cultura bastante difundida de “maratonar séries”. Que na linguagem popular é assistir vários episódios em um único dia seguidamente, aumentando o risco alertado por estudos de problemas cardíacos. Para além dos problemas cardíacos, problemas de visão que podem ser gerados a alta exposição dos olhos aos meios digitais. Temos um outro problema mais silencioso e que futuramente poderá contribuir muito para o aumento dos desastres naturais do planeta, segundo o projeto The Shift para o funcionamento de um centro de dados suficiente para reproduzir um vídeo de 10 minutos em alta definição, a energia utilizada equivale à de um forno elétrico de 2000 watts ligado na potência máxima por 5 minutos. Além disso, o estudo pontua também que o streaming pode produzir mais emissões de carbono do que uma ida de carro ao cinema.

Pensando nesses problemas de forma global, quantos minutos cada usuário assiste os streaming diariamente, quantas pessoas deixam de assistir filmes no cinema para assistir Netflix no conforto de sua casa, deixando assim de contribuir para a economia local, pois o cinema gera empregos e paga os seus referidos impostos ao governo? Quais serão as cenas desses próximos capítulos nos próximos anos? Quais serão os impactos gerados para as próximas gerações?

Para mais informações sobre o assunto:

Netflix é considerada “perigosa para a humanidade” em estudos científicos (uol.com.br)

Propagandas na Netflix? Os prós e contras para o streaming (uol.com.br)

Escrito por: Emerson Pinho

--

--