NFTs: Entenda como funcionam os famosos “Tokens não- fungíveis”

Cláudia Ikeda
TED/UNEB
Published in
3 min readOct 13, 2021
Imagem por CanalTech

O Token não-fungível (Non-fundible Token) é basicamente uma maneira de se registrar propriedade e aderir valor a algo, sendo esse algo uma imagem, um vídeo, um áudio ou diversas outras formas de arquivos. Esse valor varia de token a token.

Por exemplo, um bitcoin vai sempre ser equivalente a um bitcoin, um real vai sempre ser equivalente a um real. o NFT varia conforme o token, o seu valor, seu fornecedor e outras variantes. Sendo assim, por mais que ajam infinitas cópias de um arquivo digital, cada cópia registrada como NFT será única e original com relação a si mesma.

Onde os NFTs ficam armazenados?

A grande maioria dos NFTs são criados e armazenados no etherium blockchain ou em outras blockchains que não o etherium podem aderir ao NFT.

Tá, mas o que é Blockchain?
Blockchain é uma tecnologia que garante a segurança das transações com criptoativos, pois permite rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet. Basicamente, o blockchain é um protocolo de registro distribuído. Cada bloco que faz parte da cadeia é protegido por um código criptografado e armazena uma informação (como uma transação financeira). Quando ele é validado e se junta aos demais blocos, ganha um registro permanente e não pode ser alterado. Vale lembrar que os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. A grande vantagem da blockchain é que duas partes podem fazer uma transação sem a necessidade de intermediários. Isso garante agilidade e custos menores.

Quem faz parte desse mercado?

Por mais que existam diversas aplicações para o uso de NFT, atualmente o mercado está muito voltado para artistas digitais.

  • Artistas

Diversos artistas criam peças que não poderiam ser comercializadas sem o uso de NFTs. Os Tokens variam de artes tradicionais; como pinturas e áudios digitais; a até tweets ou clipes apresentados na televisão, os criadores do token vão sempre estar atrelados a ele e sempre vão ganhar algum lucro nas transições de seus NFT.

  • Compradores

Compradores buscam financiar artistas ou terem acesso a Tokens desejados, ganhando assim direito de imagem para uso e publicação e controle sobre os direitos do token com o arquivo registrado na blockchain em seu nome.

  • Colecionadores

Colecionadores compram NFTs com o objetivo de valorizá-lo e futuramente gerar lucro com a essa compra, assim como os investidores.

Como comprar um NFT?

Através de mercados online, como: a Rarible, Open sea, Fundation e diversos outros existentes. O preço pode variar dependendo do mercado online e da moeda utilizada por ele.

Qual a relação entre NFT e consumo de energia?

O NFT utiliza a mesma tecnologia de blockchain de outras criptomoedas, sendo assim para se gerar um NFT é consumida uma quantidade muito grande de energia, gerando o mesmo tipo de problema que moedas como bitcoin, onde a existência de fazendas de mineração fazem com que o consumo de energia possa ser até prejudicial ao meio ambiente.

Existem sim pessoas trabalhando para resolver esse problema, porém até este momento o NFT ainda está atrelado a essa questão ambiental, gerando danos ao meio ambiente, e por conta disso existem diversos artistas que decidem não trabalhar com esse mercado, o denominando antiético.

--

--