O IMPACTO DAS FAKE NEWS NA DEMOCRACIA

Tarcísio Alves
TED/UNEB
Published in
2 min readApr 27, 2021

O artigo escrito por Evandro Lorens e publicado no Correio Braziliense traz à tona uma discussão a respeito do impacto e da atuação das Fake News no âmbito da democracia moderna.

Fake news é um termo relativamente recente mas que serve pra descrever algo que já ocorre há algum tempo, principalmente quando se fala de democracia. Não é incomum se ouvir falar de desinformação no ambiente político, principalmente em época de eleições, como na disputa presidencial brasileira de 1945, apontada pelo artigo.

O que acontece atualmente é uma potencialização do poder das fake news devido ao massivo fluxo de informação em que a sociedade está inserida. A troca de dados e mensagens em escala mundial e velocidade nunca antes vista contribui para a popularização da comunicação, comunicação essa que não passa por nenhum tipo de filtro ou regulamentação e que por vezes dá espaço para informações conspiratórias e extremismos se expandirem na rede.

Essa expansão também agrava o contingente de fake news e desinformação, uma vez que não há meios eficazes de deter a propagação delas, sendo assim, usuários e empresas mal intencionados, se utilizam dessas ferramentas para adquirir vantagem sobre essa falta de informação. A política é um dos meios afetados por esse problema, já que o tempo todo estamos sendo monitorados e influenciados a votar ou não votar em aquele ou outro grupo ou partido político e atualmente mais vale ganhar votos através da propaganda enganosa ou da difamação do seu adversário, do que através da honestidade.

O avanço do populismo conservador voltou a crescer no século XXI, em países da Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul, e esse crescimento pode ser facilmente atrelado ao avanço das tecnologias da informação e consequentemente da desinformação causada pelas fake news. Governantes foram eleitos com base em notícias falsas, acusações mentirosas e planos vazios, graças a essa facilidade de espalhar toda e qualquer notícia, mesmo essa sendo uma inverdade.

Por isso há uma preocupação no âmbito político quando se fala de fake news, quem vai regular a circulação delas? Quem vai garantir que os fatos citados nas notícias estão corretos? Existe punição para quem propaga desinformação? Isso é uma tarefa complicada, que envolve governos, empresas e usuários a fim de tornar o ambiente político mais honesto e seguro.

https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/04/4917137-artigo-fake-news-e-desinformacao-uma-ameaca-a-democracia.html

--

--