Os perigos do Youtube para Crianças

Pinhodesigner
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 13, 2021

O smartphone é uma grande realidade em toda população mundial, e não é diferente quando trata-se de novas gerações, desde as crianças que nasceram na época da tecnologia e parecem desenvolver dotes impensáveis no comparativo às gerações anteriores. Dominar novas tecnologias é muito importante para o restante de uma vida em constante evolução tecnológica, e ao que parece a geração Z que iniciou-se em 1990 até os dias atuais cumpre com maestria as adaptações tecnológicas, diferente das gerações anteriores, além de adaptar-se com facilidade ao mundo digital, cada vez mais ter facilidade em desenvolver atividades com suporte da tecnologia são importantíssimos para o futuro profissional e adulto dos mesmos, porém muito além dos benefícios gerados pelo avanço tecnológico, temos também diversos problemas por conta desse uso prematuro das redes, em especial por crianças, seja pelo prejuízo que o uso em excesso poderá ter em especial no relacionamento pessoal, saúde física e condições motoras, no que se refere com a escola e aprendizagem escolar, até o acesso a conteúdos impróprios, em especial os audiovisuais, que antes eram muito mais fáceis de controlar devido horário televisivo e orientação da margem de idade antes do início da programação.

Em especial como problematizadores, o Youtube, que apesar de ter uma plataforma Kid, que é a categoria especial para os pequenos, os mesmos ainda assim não estão livres dos perigos, da influência negativa dos conteúdos. Afinal, o que o seu filho assiste no Youtube? O que eles aprendem? Quais influências eles sofrem e quais as consequências dessas influências para a vida adulta? Será que os conteúdos até mesmo da plataforma Kids são ideais para o seu filho? Mesmo possuindo um certo filtro, que não é 100% eficaz segundo especialistas, sendo orientado pelos mesmos que os pais sempre mantenham o controle sobre o que seu filho acessa na rede e o que ele considera moral e eticamente correto para que o mesmo possa consumir o conteúdo.
Conclui-se que sendo dosado e acompanhado de forma correta pelos pais, juntamente às atividades físicas e presenciais, como interações com outras crianças, desenvolvendo as condições motoras e de saúde dos pequenos, o youtube kids pode contribuir muito para o desenvolvimento pessoal e educacional do seu filho.

Para mais informações sobre o assunto:

O uso do Youtube pelas crianças: potenciais e riscos — Educação infantil (aix.com.br)

Escrito por: Emerson Pinho

--

--