Painel de privacidade do Android 12 é vitória dos usuários, mas ainda confunde.

Caio Braga
TED/UNEB
Published in
2 min readJul 5, 2021
Photo by Daniel Romero on Unsplash

Quando o Google anunciou formalmente o Android 12 (definindo-a como a “maior mudança de design da história”, equipada com o tão especulado tema dinâmico, nova identidade visual inspirada no Material Design atualizado.) , um dos focos foi na privacidade e em permitir que o usuário tenha em mãos mais controle sobre as informações que compartilha com os apps e com que frequência eles extraem esses dados pessoais.

Ao abrir a nova área do sistema, há um gráfico que mostra quais permissões foram utilizadas com mais frequência nas últimas 24 horas, com destaque para localização, câmera e microfone, consideradas mais invasivas. Ao expandir a caixa, também é possível ver o que o Android categoriza como “outras”, como o acesso à agenda, arquivos, contatos e telefone.

A plataforma é um acerto do Google por trazer de forma resumida e acessível um histórico de atividade dos aplicativos em relação a permissões mais sensíveis. O sistema deixa claro com que frequência um app está puxando a sua localização, ou habilitando sua câmera ou microfone.

Ao apresentar uma linha do tempo sem distinção de qual uso é abusivo e qual é normal, o sistema pode gerar alguma confusão no usuário. Uma boa forma de solucionar essa questão seria, ao menos, revelar qual acesso foi realizado em segundo plano, enquanto o app não estava em uso, e qual foi feito enquanto o serviço estava aberto.

Mesmo assim, o painel é uma vitória para usuários do Android. Ainda que não traga detalhamento do que é abusivo, algumas informações permitem ao usuário algumas deduções importantes. Afinal de contas, se aquele app de gerenciamento de arquivos instalado no celular está acessando o microfone ou o GPS sem qualquer explicação, é um indício muito forte de algo suspeito. É uma nova forma de descobrir quem está abusando de permissões que podem ter sido obtidas em um momento de distração.

Recursos importantes de privacidade

Um recurso importante do Android 12 também deu as caras no Beta 2: o alerta de uso do microfone e da câmera, agora, quando algum app solicita acesso a esses recursos, um ícone colorido aparece no topo da tela para denunciar a prática.

É provável que, na maioria das vezes que esse ícone surgir no topo do display, será por algum motivo óbvio ao usuário, como usar o microfone para gravar um áudio no WhatsApp ou tirar uma foto ou gravar algum vídeo com a câmera do celular. No entanto, o recurso está lá pelos momentos em que esse acesso é inesperado; nestes momentos, é fácil descobrir qual app está se comportando mal e tomar as providências necessárias.

--

--