Pesquisa feita pelo Instituto Reuters mostra que a disseminação de notícias falsas vêm minando a confiança da sociedade no jornalismo convencional

Vitória Alves
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 28, 2020

Acontece que a confiança da sociedade nos veículos jornalísticos vem diminuindo cada vez mais, isso ocorre principalmente por conta da disseminação de notícias falsas e à polarização política cada vez mais forte.

“A polarização política encorajou o crescimento de agendas partidárias online que juntamente com os caça-cliques e várias formas de desinformação estão ajudando a minar a confiança na mídia, levantando novas questões sobre como entregar reportagens equilibradas e justas na era digital”, analisou Nic Newman, um dos autores do estudo.

O Relatório de Notícias Digitais de 2019, elaborado pelo Instituto Reuters, traz conclusões de uma pesquisa feita com leitores de 38 países, sobre o mercado jornalístico e os hábitos de consumo de notícias de usuários da internet.

Segundo essa pesquisa, o Brasil foi o país com maior preocupação manifestada sobre se uma notícia é verdadeira ou falsa: cerca de 85% dos entrevistados disseram ter esse receio.

Já o percentual de pessoas que disseram evitar qualquer tipo de conteúdo jornalístico cresceu 6%, chegando a quase um terço das pessoas ouvidas (32%). Muitas usaram como justificativa dessa atitude a influência que o noticiário causa no humor e a sensação de impotência para mudar os acontecimentos.

Para saber mais dados, acesse:

--

--