“PL das Fakes news” podem acabar fornecendo mais combustível para a polarização política no Brasil?

Vitória Alves
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 18, 2020
LEOPOLDO SILVA/AGÊNCIA SENADO

A entrevista com o pesquisador Francisco Brito Cruz, doutor em direito pela Universidade de São Paulo e diretor do InternetLab (centro independente de pesquisa nas áreas de direito, tecnologia e internet), nos apresenta o andamento do desenvolvimento do projeto de lei que discute as notícias falsas, conhecida como “PL das Fake News”.

Durante a entrevista o pesquisador diz que existe um receio de que essa lei se transforme em uma lei que controle a informação e a liberdade de expressão dos usuários. Acontece que existe uma pressa para o desenvolvimento desse projeto e essa atitude pode trazer diversos problemas, pois para fazer uma lei que envolva tecnologia, comunicação e política, deve-se ter muito cuidado pois uma lei feita hoje pode ser interpretada diferente daqui alguns anos, o político pode interferir a seu favor durante o desenvolvimento, entre outras consequências que não devem ser ignoradas, como a questão da censura.

“O ponto é o seguinte: a gente pode estar assistindo às pessoas quererem mudar regras do jogo para regras que as favoreçam, ou que acham que as favorecem.”

--

--