Quando ‘fake news’ causam tragédia na vida de pessoas comuns.

Aristóteles Santos Souza
TED/UNEB
Published in
2 min readNov 29, 2021
Gopal Chandra Das (E) e Radhika Das, os pais de Nilotpal Das, vítima de um linchamento provocado por um rumor falso, em sua casa em Guwahati, Índia, em 9 de julho de 2018 — AFP

O que ia ser um passeio pelo campo para Nilotpal Das e seu amigo Abhijeet Nath, dois jovens indianos, acabou em tragédia quando foram linchados, ao se transformarem em vítimas de falsos rumores na internet.

Na casa dos pais de Nilotpal, em Guwahati, a capital regional do estado de Assam (nordeste da Índia), o móvel da televisão na sala se tornou há um mês um memorial de seu filho, engenheiro de som. Seus retratos mostram um jovem extrovertido e cosmopolita que tinha acabado de completar 29 anos quando foi morto.

“As redes sociais podem ser benéficas para a sociedade, mas também podem prejudicá-la”, diz Gopal Chandra Das, vestido com uma túnica branca de luto pela morte do filho.

Assim como aconteceu com os dois amigos de Assam, os rumores virais no Facebook e WhatsApp sobre supostos sequestradores de crianças custaram a vida de cerca de 20 pessoas, linchadas por toda a Índia nos dois últimos meses, segundo cálculos de meios de comunicação locais.

Este assim como diversos outros casos servem para nos mostrar como uma noticia se espalha rápido, quer ela seja verdade ou não ela irá causar um impacto na vida de alguém e caso seja um fakenews os impactos de uma noticia cujo a veracidade é duvidosa pode ser catastrófico, você pode ler mais sobre esta noticia aqui : https://istoe.com.br/quando-a-fake-news-transforma-a-vida-de-pessoas-comuns-em-tragedia/

Todos os créditos vão para o site AFP que escreveu esta noticia para o site ISTOÉ.

--

--