Trabalho por plataformas digitais

Pinhodesigner
TED/UNEB
Published in
1 min readDec 13, 2021

Durante a pandemia covid-19, ocorreu uma intensificação e maior dependência de plataformas digitais, principalmente para tarefas remuneradas. A (Cetic.br) fez uma pesquisa onde mostra que 76% com acesso à internet trabalharam vendendo algum produto ou serviço por meio das plataformas digitais e 8% como entregadores ou motoristas por meio de alguma plataforma. Tem também o aumento do trabalho remoto devido a pandemia e por conta disso uma alta demanda do uso de plataformas.

Essa crescente dependência de plataformas digitais usadas para tarefas remuneradas é chamado de plataformização do trabalho, nessas plataformas é usado o abastecimento de dados, o uso de algoritmos são essenciais para a separação de perfis, e para o alcance da entrega desses produtos para diferentes perfis de acordo com seus comportamentos, características e informações .

A plataformização do trabalho é, resposta das ações radicais da sociedade brasileira, como a apropriação do trabalho informal e a intensificação da flexibilização do trabalho.E os atuais procedimentos das plataformas demandam extração de dados como meio de capital, gerenciamento algorítmico e novas formas de vigilância sobre os trabalhadores.

Para mais informações sobre o assunto:

Trabalho por plataformas digitais(https://cienciahoje.org.br/artigo/trabalho-por-plataformas-digitais/)

Escrito por: Alana Cristine

--

--