Usando Machine Learning para medir o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas

Breno Lyra
TED/UNEB
Published in
2 min readDec 28, 2020

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts e da Universidade de Harvard realizaram um estudo que consiste em medir os efeitos da pandemia na saúde mental das pessoas a partir da análise da linguagem utilizada em posts da internet para expressar a ansiedade.

Com o uso de Machine Learning, esses pesquisadores analisaram mais de 800 mil de posts no Reddit e descobriram mudanças na linguagem utilizada por essas pessoas durante a progressão da primeira onda do Covid-19 (de janeiro a abril de 2020). Com a progressão da pandemia, a linguagem das conversas sobre saúde mental mudou bastante, além de um aumento de discussões sobre ansiedade e suicídio. Além disso, a análise revelou diversos impactos em pessoas que já sofrem com diferentes tipos de doenças mentais.

Essas descobertas podem ajudar psiquiatras e moderadores desses fóruns estudados a identificar e conduzir que essas pessoas procurem ajuda especializada para tratar esses problemas de saúde mental.

“À medida que necessidades de saúde mental de tantas pessoas em nossa sociedade são atendidas de maneira inadequada, mesmo no início, nós quisemos chamar a atenção para as formas que muitas pessoas estão sofrendo durante este tempo, a fim de ampliar e informar a alocação de recursos para apoiá-los”, diz Laurie Rumker, estudante graduada do Programa de PhD em Bioinformática e Genômica Integrativa em Harvard e uma das autoras do estudo.

Para ler mais sobre o assunto, acesse:

https://news.mit.edu/2020/covid-19-impact-mental-health-1105

--

--