Tu, depois de dares uma TEDx talk

Inês Mataloto
TEDx ISTAlameda
Published in
3 min readNov 19, 2017
Entrevista a Francisco Azevedo, vencedor da 1a edição do Speaker Contest

Francisco Azevedo, estudante de Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, foi um dos contemplados com um lugar no palco do TEDxISTAlameda de 2017. Meio ano volvido e com um novo Speaker Contest à porta, recordamos as sensações, motivações e desafios que fizeram parte de todo o processo de ser uma dessas pessoas — especiais em qualquer parte do mundo — que já deram uma TEDx talk.

A oportunidade chegou-lhe através de um convite para um evento de Facebook — um daqueles que se fazem a todos os amigos facebookianos, mesmo que os ditos morem em Marte e o evento se realize numa aldeia recôndita não reportada nos mapas de Portugal. Contudo, neste caso, o convite foi certeiro: O Francisco possuía a motivação, a ideia, a vontade e o à-vontade necessários para abraçar o desafio lançado pelo Speaker Contest.

Decidiu falar sobre o sistema de avaliação, um tema que toca todos os seus semelhantes na casa de acolhimento do evento, isto é, todos os alunos. Ademais, o tema toca professores e as próprias instituições de ensino. Consciente da sensibilidade do tema e da responsabilidade entre mãos, procurou canalizar uma frustração pessoal numa reflexão sólida que identificasse os problemas, as suas origens e as suas soluções. Check na primeira etapa — o Francisco foi um dos vencedores do Speaker Contest.

Seguiu-se uma fase de muita leitura, escrita, reformulação, insegurança e treino até que a apresentação fosse de encontro àquilo que o nosso orador queria mostrar a mais de 100 pessoas que viriam a presenciar o evento. Para além da necessidade de passar uma mensagem sólida e clara, havia a aspiração de ter realmente algum impacto e de conseguir mudar algo no microcosmo no espectro de acção da talk.

O dia da talk passou rápido. Relativamente, o momento em palco passou ainda mais rápido. Os nervos marcaram o antes. O alívio e satisfação marcaram o depois. Não passou a ser o filho favorito e aparentemente não garantiu o estatuto de único herdeiro da família, mas a mensagem passou, a experiência ficou, e o Francisco estabeleceu-se intemporalmente na história do TEDxISTAlameda.

O Francisco falou-nos do ensino e avaliação de um ponto de vista diferente: o do estudante.

Se voltasse a subir ao palco do TEDxISTAlameda, tentaria mudar a sua postura e procuraria manter-se mais calmo. Se tivesse de escolher outro tema, apostaria na Inteligência Artificial, tópico que o fascina e sobre o qual tem procurado aprender bastante. No que respeita ao sistema de avaliação, a sua participação no TEDxISTAlameda não foi uma acção isolada. Já depois do evento, fez um inquérito aos alunos do Técnico, escreveu um artigo onde referiu alguns dos resultados e ainda acredita que os mesmos poderão chegar a quem tem o poder de garantir alterações ao sistema actual.

A pouco mais de uma semana do Speaker Contest, lembra-te: os nervos e a insegurança são parte do que te farão aspirar a uma talk de sucesso. Não deixes passar esta oportunidade de passares a dividir a tua vida entre «tu antes de dares uma talk» e «tu depois de dares uma talk».

Your idea. Our stage.

--

--