Telos Foundation
telos-pt
Published in
9 min readNov 24, 2018

--

Rede Blockchain Telos — Relatório Semanal — 1 de Novembro de 2018

Encontrando bugs para que eles não se manifestem mais tarde

O Grupo de Lançamento Telos (Telos Launch Group, TLG) voltou a reunir-se no Halloween para decidir se a Telos seria lançada. Dado que ainda existiam algumas questões a serem resolvidas na lista de verificação do lançamento, rapidamente votamos NÃO. A próxima votação será no dia 7 de novembro. Se você for um observador atento ou bom em matemática, notará que será apenas uma semana, em vez de duas, após a estimativa anterior. Estamos perto o suficiente para medir o tempo remanescente em semanas. Isto é progresso, creio.

Na semana passada, compartilhei meu entusiasmo pessoal e ânsia por lançar a Telos, mas ainda bem que não o fizemos. Após a votação, verificamos um bug em nossa Stage-net (uma rede de teste reservada, usada apenas para praticar o lançamento ou testar novo código antes de sua implementação na rede principal). Se nós gostamos de novos bugs? Não. Preferimos encontrá-los antes do lançamento? Sem dúvida. Atualizamos o “development tag” para a versão 2.7.1 e esperamos implantar uma nova rede de teste amanhã. Sim, eu já disse isso antes. Quase todos os dias, por mais de uma semana. Mas, de novo, estamos eliminando bugs. Existe um motivo para grandes ideias, tais como a rotação dos produtores de blocos ou a remoção daqueles que se revelam improdutivos, ainda não terem sido implementadas no código EOSIO: elas são difíceis e existem muitos possíveis obstáculos. É por isso que estamos praticando dezenas de possíveis cenários de lançamento. Quantos até agora? Perdi a conta.

O TLG teve uma grande votação na terça-feira sobre a TIP-24 (Proposta de Melhoria Telos nº 24). Nem todos estarão de acordo com ela, mas não pretendo devotá-la ao esquecimento, enquanto espero que ninguém venha notar. Isso seria contrário ao espírito de transparência que constitui um pilar fundamental da filosofia Telos. Então, aqui vai, afiem vossos forcados. O TLG votou no sentido de aumentar o Fundo Comum de Recompensas dos Fundadores da Telos (Telos Founders Rewards Pool), de 6 milhões para 18 milhões de TLOS. É um grande salto. Estaremos apenas votando para enriquecer a nós mesmos? Você pode assistir ao vídeo da reunião, que foi transmitida ao vivo, tal como são todas as reuniões do TLG, mas deixe-me oferecer-lhe um TL;DR. Quando eu propus a Telos em julho, o fundo de recompensa dos fundadores era de 6 milhões de TLOS. O período de tempo esperado era também de cerca de seis semanas, tal como esperávamos que todo o trabalho principal fosse efetuado por apenas seis ABPs (produtores de blocos nomeados publicamente). Como é que tudo isso acabou por se revelar?

E aqui estamos, em novembro, com a intenção de efetuar o lançamento em breve, com mais de 120 colaboradores e uma grande quantidade de novos recursos, agora totalmente implementados e testados, além dos três recursos quase implementados ou em teste, que nos deram muito mais trabalho do que inicialmente pensávamos. Temos ainda uma quantidade enorme de documentos de governança, quando originalmente pensávamos ter apenas uma constituição breve e ágil. Constatamos a complexidade inerente ao ato de criar tais documentos e recursos. Que agora são melhores do que teriam sido, de longe. Como os bugs ou exploits descobertos nos recursos, os buracos em nossa governança revelaram problemas com os quais temos sorte de poder lidar agora, em vez de com a rede já em produção. Evidentemente, isto não significa que não teremos qualquer problema após o lançamento…apenas não teremos estes problemas.

Assim, temos cerca de dez vezes o número inicialmente esperado de pessoas muito inteligentes que já trabalharam três vezes mais tempo do que eu (insensatamente? otimisticamente?) planejava. E essas pessoas acreditam merecer uma maior compensação pelo valor que estão criando. É difícil argumentar contra. Como termo de comparação, considere-se que a EOS arrecadou 4 bilhões de dólares em uma ICO (oferta inicial de moedas), tendo devolvido 90% de todos os tokens à comunidade de compradores de tokens EOS. A Worbli, outra rede EOSIO em fase de lançamento, arrecadou uma quantia não revelada em uma venda privada e está retornando apenas 36% de seus tokens aos compradores de tokens EOS (o que são absolutamente livres para fazer). A Telos, por outro lado, não arrecadou um centavo em ICO ou venda privada, e mesmo após o aumento da retribuição auto-votado esta semana (algo que também o Congresso faz!), está retornando 93% do valor da rede aos compradores de tokens EOS. O TLG receberá agora 5% dos tokens, com o saldo destinado à Fundação Telos, para efeitos de promoção da rede, oferecendo subsídios de RAM, oferecendo seguros de responsabilidade e fundos de bootstrapping para nossos árbitros, fornecendo gratuitamente o primeiro milhão de novas contas de usuário, junto com outros fins operacionais e promocionais semelhantes. Um “pre-mine” de 5% para os fundadores é um valor bastante pequeno em qualquer projeto de blockchain, especialmente na altura inebriante da ICO. Porém, o TLG está ciente de que a rede existe para os usuários e não pretendemos tornar isto um hábito.

O progresso continua a um ritmo muito mais elevado do que o atualmente refletido na lista de verificação. Estamos terminando tudo, forçando os limites para que os problemas apareçam agora, e não quando a rede já se encontrar em produção. Estamos perto do lançamento — tão perto que dói. Isto não significa que temos a certeza de que o lançamento seja no dia 7 de novembro. Mas poderá acontecer. Continue atento!

— Douglas Horn

Eis o que realizamos esta semana:

  1. Votação do tipo “sim/não” para o Lançamento da Rede Telos
  2. FINDEX para listar EOS/TLOS
  3. Atualização das TIP
  4. Atualizações de Desenvolvimento
  5. Estabelecimento do Cluster IPFS
  6. Propostas para o Programa de Recompensas da Comunidade
  7. Propostas para Recuperação de Tokens no Sharedrop
  8. Novas traduções do site e Livro Branco

1. Votação do tipo “sim/não” para o Lançamento da Rede Telos

O TLG votou “não” ao lançamento da rede em 31 de outubro de 2018 com a seguinte votação: Sim-1, Não-23. Tal como na anterior votação “sim/não”, esta decisão foi tomada por ainda não estar concluída a totalidade dos itens da lista de verificação para o lançamento. A próxima votação está marcada para o dia 7 de novembro.

Veja a votação mais recente aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5b3fVxTa2RY

Veja a lista de verificação do lançamento aqui: https://telosfoundation.io/launch

2. FINDEX para listar EOS/TLOS

FINDEX, uma bolsa descentralizada construída sobre EOS.IO, listará um par TLOS/EOS em negociação. Esta bolsa descentralizada (DEX) possui uma plataforma de negociação personalizável, fácil de integrar em DApps e carteiras.

Leia o comunicado de imprensa completo aqui:

https://medium.com/@teloslogical/press-release-telos-to-list-on-findex-e73025ac7839

3. Atualização das TIP

Os Colaboradores do Grupo de Lançamento da Telos passaram grande parte desta semana discutindo várias propostas, revisões, votações e retratações das TIP, o que levou a discussões mais abrangentes, sobre os processos de votação e governança dentro do grupo. A TIP-24 aumenta o Fundo Comum de Recompensas dos Fundadores da Telos, de 6 milhões para 18 milhões de TLOS, devido ao maior número de colaboradores e escala temporal muito mais extensa que o inicialmente previsto. A TIP-3 estabelece que a Telos fornecerá, de forma contínua, snapshots do “original” da Telos nos 29 dias após a ativação da rede, bem como snapshots recentes, à medida que a rede for progredindo. O objetivo desta medida é estabelecer um repositório central, de modo a preservar recursos de sistema, sem colocar a carga de processamento advinda da geração desses snapshots das DApps que executam os airdrops. Espera-se que esta medida reduza consideravelmente o custo da realização de airdrops completos na Telos, especialmente quando aplicada em conjunto com os recursos dos tokens em conformidade com a norma da TIP-5. A norma para os tokens da TIP-5 foi também formalmente adotada. Há quase dois meses que se encontra em uso, tanto na rede de teste Telos como na rede principal EOS. A TIP-27 propõe atribuir ao Diretor de Administração de RAM da Fundação Telos o poder de adquirir RAM em avanço, procedendo posteriormente à sua distribuição pela rede, a fim de evitar um pico inicial nos preços da RAM. Esta proposta não foi aprovada, mas será votada novamente, em uma forma revisada, na sexta-feira, 2 de novembro.

Leia o relatório completo de 26 de outubro sobre as TIP 24–26 aqui: https://medium.com/@teloslogical/press-release-tips-report-for-october-26-2018-99e65917a9cb

TIP-03. Estabelecimento de snapshots de uso comum para airgrabs. Aprovada com a seguinte votação: Sim-27, Abstenções-6, Não-0.

https://github.com/Telos-Foundation/tips/blob/master/tip-0003.md

TIP-05: Norma de Registro de Token Único. Aprovada com a seguinte votação: Sim-27, Não-0, Abstenções-0.

https://github.com/Telos-Foundation/tips/blob/master/tip-0005.md

TIP-27: Uma distribuição controlada de RAM na Telos. Não aprovada, com a seguinte votação: Sim-20, Abstenções-11, Não-4.

https://github.com/Telos-Foundation/tips/blob/master/tip-0027.md

4. Atualizações de Desenvolvimento

A v.2 da calculadora de blocos perdidos foi implementada por Ed Silva e está sendo testada pelos diretores de lançamento e ABPs. Se considerada aceitável, constituirá mais uma entrada concluída na lista de lançamento.

Um bug foi descoberto durante um teste da Stage-net que causou problemas com a produção do cronograma e foi, na verdade, o efeito colateral de outro bug no qual o “onblock” não foi executado sob condições específicas. Ed Silva e Peter Bue, da GoodBlock, e Madalin Barbulescu, da Amplified Telos, resolveram os problemas, dando origem a uma nova versão “dev2.7.1”.

A equipe de desenvolvimento da Telos encontra-se atualmente no processo de incorporar os contratos do sistema no novo repositório derivado “eosio.contracts”. Este novo repositório usa o “eosio.cdt”. A versão mais recente do EOSIO CDT contém muitas alterações significativas. Esta mudança para o repositório “eosio.contracts” exigirá que a equipe de desenvolvimento da Telos refatore nossos contratos. No entanto, esta deverá ser uma alteração única, que facilitará atualizações de código mais rápidas daqui em diante.

5. Estabelecimento do Cluster IPFS

Vários contribuidores da Telos estão trabalhando na implementação do IPFS — o sistema de arquivo interplanetário (interplanetary file system), que é uma forma de armazenamento descentralizado, mas seguro, adaptada ao blockchain. Este recurso é esperado no EOSIO há algum tempo, mas ainda não foi implementado. Como várias funções de governança da Telos, tais como propostas de trabalhadores e propostas de ratificação/alteração requerem IPFS, os membros do TLG estão trabalhando para o implementar agora. Este será um enorme benefício para os desenvolvedores de DApp, também eles ansiosos por ter essa ferramenta à sua disposição.

Marlon Williams, da EOS Miami, implementou pela primeira vez um servidor IPFS de modo a poder implementar e testar os recursos de votação na carteira Sqrl. Stephanie Sunshine, da GoodBlock, iniciou um cluster IPFS em sua rede local de 8 nós, ue se interconectam, propagam e restauram corretamente. O IPFS pode ser criado sob a forma de instâncias únicas, clusters ou clusters de clusters. Marlon e Stephanie, que já tinham criado instâncias únicas, fizeram-no agora com clusters. Stephanie está atualmente desenvolvendo um processo “EOSIO-friendly” de construção de um “cluster de clusters”, ao qual muitos produtores de blocos da Telos e outros poderão conectar nós e clusters. Isso dará à Telos uma implementação IPFS funcional e robusta, que nenhuma outra cadeia EOSIO atualmente possui.

Aprenda como participar na rede de teste do IPFS Telos aqui:

https://gist.github.com/StephanieSunshine/92a3af3fc8577103906ff8142a4349f5

6. Propostas para o Programa de Recompensas da Comunidade

Nota: O prazo de inscrição para o programa do Fundo Comum de Recompensas da Comunidade Telos (Telos Community Rewards Pool) terminará no dia 6 de novembro.

Se você estiver participando do programa do Fundo Comum de Recompensas da Comunidade Telos, certifique-se de que

é devidamente recompensado pelo seu tempo e esforço na divulgação da Telos. Após a ativação da rede Telos, os participantes terão uma semana para compilar suas contribuições registradas em um único formulário de inscrição, que estará disponível na página web do Programa de Recompensas da Comunidade.

Saiba mais sobre o Programa de Recompensas da Comunidade aqui: https://telosfoundation.io/rewards

Visite o canal do Telegram para fazer perguntas, resolver problemas técnicos e conhecer outros membros da comunidade: https://t.me/teloscommunityrewardsgroup

7. Propostas para Recuperação de Tokens no Sharedrop

Você é detentor de tokens no snapshot EOS Genesis, mas perdeu ou viu suas chaves comprometidas? Felizmente, você ainda pode obter seu sharedrop Telos através do nosso programa de recuperação de tokens. As inscrições quase duplicaram na última semana, portanto, inscreva-se antes do término do programa, na data de lançamento da rede.

Leia mais sobre Recuperação de Tokens aqui: https://telosfoundation.io/recovery

8. Novas traduções do site e White Paper

A tradução de documentos organizacionais importantes é fundamental para a expansão da comunidade global da Telos. O Grupo de Lançamento Telos lançou recentemente traduções do site para espanhol, português e russo, tendo também traduzido o White Paper para russo.

Visite o site da Fundação Telos, agora traduzido para 10 idiomas: https://telosfoundation.io/

--

--

Telos Foundation
telos-pt

This is a selection of foreign articles by the Telos Foundation. For English versions, see the Telos Foundation blog at https://medium.com/@teloslogical