Tembici e Vai Longe: acelerando projetos de transformação social no Brasil

Tembici
tembicidados
Published in
6 min readApr 19, 2023

Nos últimos anos, a discussão sobre o propósito e o impacto social das organizações tem sido cada vez mais frequente em todo o mundo. Diante dessa realidade, muitas empresas têm considerado buscar políticas e práticas que promovam a responsabilidade social e a sustentabilidade, incluindo a adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

As pressões de diferentes grupos, como consumidores, reguladores, investidores e funcionários, têm contribuído para que as empresas sejam cada vez mais cobradas a agir de forma responsável e destinar parte de seus recursos e esforços para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nesse sentido, a Tembici tem investido há 3 anos consecutivos em projetos de transformação social no Brasil, por meio do Vai Longe, o programa de aceleração de projetos da empresa. Este é um exemplo de como as organizações da sociedade civil podem impulsionar o uso da bicicleta como meio de transporte e, assim, contribuir para a mobilidade no país, para além do negócio de bicicletas compartilhadas da empresa.

O propósito do Vai Longe é apoiar iniciativas voltadas especificamente para a mudança da micromobilidade no país, tarefa complexa considerando que, atualmente, não temos nem os índices consolidados de quantas organizações ou qual o montante de recursos investidos no tema pela iniciativa privada.

Em 2021 e 2022, 7 projetos foram acelerados e, com a edição de 2023, o aporte total chegará a 250 mil reais da Tembici, podendo chegar em até 11 projetos acelerados. Falando na terceira edição, e as inscrições estão abertas aqui até o dia 10 de maio. Antes disso, vale a pena conhecer os sete projetos que participaram do programa nos anos anteriores.

Oficinas Online e E-Book Bicicleta:Ferramenta de Transformação, pela Bike Anjas

O projeto criou um livro digital, construído coletivamente pelas Bike Anjas do Brasil e realização de encontros virtuais para abordar os temas do livro, atendendo mulheres que queiram utilizar a bicicleta como meio de transporte. Foram 1.4k downloads do e-book, mais de 180 mulheres participantes e 9 oficinas realizadas. Você pode ler o E-Book neste link.

Rolé no Coração do Recife, por La Ursa Tours

Criação roteiro áudio-guiado para passeios turísticos nos três dos bairros que marcaram o início da ocupação urbana do centro do Recife: Boa Vista, Santo Antônio e Santo Amaro. O tour dá dicas de locais bacanas, museus e gastronomia da cidade. Você pode encontrar o tour guiado neste link.

Oficina de Ciclocidadania, por Bike Favela

Projeto realizado pela célula de micromobilidade dentro do MDF (Movimento de Defesa do Favelado); realizou ciclos de formação com turmas prioritariamente compostas por residentes das favelas da região, mulheres, pessoas negras com mais de 50 anos e comunidade LGBTQIA+. As 24 oficinas contaram com a participação de quase 100 pessoas, além de pedaladas realizadas.

Bikes Cargueiras no Distrito Federal, por Carol Matias

A idealização do projeto teve como cerne o fortalecimento dos catadores ciclistas das bicicletas cargueiras, afirmando sua posição como importantes agentes ambientais urbanos. Além da melhoria das condições físicas das bicicletas, o projeto teve como um dos objetivos centrais a autonomia dos catadores e a mobilização socioambiental da vizinhança. O projeto contou com renovação de 19 bicicletas cargueiras de catadores e a compra de 5 novas bicicletas.

EBA! Aprendendo a Pedalar, pela Bike Anjo

O livro explica o método de ensino do pedalar através de uma linguagem acessível, pela visão de uma criança. Na história, Pipoca é uma criança que tem o sonho de aprender a pedalar, e em seu caminho ela encontra uma Bike Anja que explica passo a passo como começar sua jornada com sua bicicleta. Além do livro, foram feitos eventos de lançamento com contação de história no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, contando com mais de 150 pessoas. Você pode baixar o e-book neste link, assim como comprar o livro impresso.

Rota Escolar Amigável, em Salvador, pela A pezito

Rota escolar amigável é fruto de processo pedagógico e de diálogo entre diferentes setores da sociedade para o fortalecimento da participação das crianças na busca por garantir que os trajetos diários feitos pelas crianças e suas famílias de casa para a escola e da escola para casa sejam mais inclusivos, saudáveis, amigáveis e cicláveis — o projeto aconteceu na cidade de Salvador durante os meses de junho e setembro de 2022. Neste link você encontra o Caderno de Processo e o jogo que sistematiza o processo.

Pedalando Todo Dia, por Vá de Bike

A Websérie coordenada por William Cruz tem cinco episódios, todos voltados em ensinamentos para adotar a bicicleta no dia-a-dia. Os conteúdos foram pensados para despertar o desejo de experimentar a bicicleta nos deslocamentos, mostrando as vantagens, esclarecendo dúvidas comuns e derrubando alguns mitos sobre o uso da bicicleta. Cada vídeo tem um grande tema e você pode assistir todos eles no canal do Vá de Bike, no Youtube.

Nova edição tem inscrições abertas até o dia 10/maio/23

Para a edição de 2023, a Tembici distribuirá novamente 100 mil reais a serem investidos em até 4 projetos. Uma novidade para esta terceira edição é que os projetos precisam se encaixar em uma das três categorias: Sustentabilidade, Negócio ou Políticas Públicas. O objetivo é direcionar os projetos e monitorar mais de perto a sua execução, com a ajuda de especialistas em cada frente. O Transporte Ativo segue como parceiro consultor, auxiliando no processo de edital e seleção dos projetos.

Os projetos selecionados devem ser realizados em uma das áreas de atuação Tembici, que incluem: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Salvador (BA) ou Porto Alegre (RS). A exceção são os projetos de Políticas Públicas, que poderão ser implementados nacionalmente.

O Vai Longe tem como essência fortalecer as redes de micromobilidade no país, apoiando soluções criativas e impactantes no assunto, para revolucionar a mobilidade ativa no Brasil. Acredita-se na responsabilidade social e de sustentabilidade das marcas, e, por isso, pretende-se investir cada vez mais no fomento dessas iniciativas, estimulando o ecossistema.

As inscrições vão até o dia 10 de maio e tanto pessoas físicas e quanto jurídicas podem se inscrever. Todas as informações podem ser encontradas no site vailonge.tembici.com.br da iniciativa.

--

--

Tembici
tembicidados

Empresa líder em micromobilidade na América Latina | Empresa líder en micromovilidad en América Latina | Leading micromobility company in Latin America