Como ler melhor?

Sempre gostei muito de ler, mas sempre tive problemas para memorizar aquilo que eu leio. Tanto que costumo dizer que minha memória é igual a de um peixe beta.

Na realidade sou uma pessoa muito agitada e acabo perdendo o foco muito rápido… às vezes acabo de ler um livro e não consigo lembrar o que eu li de importante. Decidi então buscar métodos para que eu conseguisse ler melhor.

O que significa para mim ler melhor? Significa que o conteúdo lido será realmente aprendido e memorizado… afinal de contas não dá tempo de ler várias vezes o mesmo conteúdo. Para alcançar meu objetivo descobri o método SQ3R, criado em 1946 pelo psicólogo Francis Robinson, e por incrível que pareça está dando certo! Por isso resolvi compartilhar com vcs…

Não é um método demorado e nem complexo (se fosse eu esqueceria metade e não aplicaria..) vamos para a sua execução…

S de SOBREVOAR

Antes de começar a ler o livro dê uma folheada nele… olhe a capa, contracapa, veja as figuras, frases em negrito, itálico, citações. Desta forma vc irá preparar seu cérebro para as informações que ele irá absorver.

Para quem está lendo muitos artigos científicos é bacana dar aquela olhadinha no resumo, no título das seções, nas imagens, gráficos e citações.

Q de QUESTIONAR

Adoro esta etapa! Ela consiste em formar perguntas sobre o assunto que vc vai ler. Eu faço algumas questões bem óbvias do tipo:

  • Qual é o objetivo deste capítulo/ livro?
  • Como esse livro vai me ajudar?
  • Onde eu vou aplicar o conceito x?
  • Quais são as principais informações?

Transforme os títulos, cabeçalhos, subtítulos em perguntas. Se o livro possui questões, leia todas antes de começar a leitura.

R(1) de RELER

Agora sim… comece a leitura.

Leia o capítulo de uma vez. Não pare no meio, escolha uma posição confortável e procure as respostas para as questões que levantadas no item anterior.

Vc não precisa escrever as respostas, mas conforme for lendo mentalmente vc irá respondendo as suas questões.

Uma coisa complicada para mim é ler sem parar… mas estou tentando.

R(2) de REPRODUZIR

Adoro esta parte!!! Quase tudo o que eu leio transformo em vídeos! Que eu nunca público, mas faço uma mini palestra daquilo que eu li. Quando o assunto é muito importante faço um resumo onde anoto tudo o que eu acho importante. Para quem gosta faça mapas mentais, eu particularmente não gosto de fazer, mas adoro fazer uns áudios com os meus resumos.

Se vc me perguntar se eu sempre faço isso… vou ser sincera e dizer que não! No geral, sempre que termino um capítulo ou seção eu falo alto a resposta das questões e tento escrever o mais importante.

Estou me policiando para no final de cada livro fazer um resumo, um vídeo e um áudio. De forma que eu escreva, leia e escute o que eu aprendi. Vale ressaltar que todas estas etapas são realizadas rapidamente.

R(3) de REVISÃO

Este momento é legal… eu sempre leio o meu resumo. Quando eu acho que não está tudo “cimentado no meu cérebro” eu escuto o áudio, mas nunca vejo meus vídeos (morro de vergonha das minhas “caras e bocas”), não me imitem neste quesito!

Ler de forma eficiente é indispensável para aprendermos mais e melhor, por isso resolvi compartilhar com vocês este post, que contém muita informação proveniente do livro “Leitura Eficiente – Como Ler Mais e Melhor” de Ismar Souza. Recomendo a todos a leitura deste livro que é curtinho e super direto.

Espero que eu tenha conseguido ajudar,

😘

Dani

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.