SQL Server 2016

Cap. 1 — Montando o ambiente

Não esqueci do nosso acordo, mesmo com um dia de atraso (estou morrendo de vergonha!) Vamos começar a nossa viagem rumo a certificação do SQL Server 2016. 
SQL Server é o nome do SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) da Microsoft, que atualmente é um dos bancos de dados mais usados do mundo!
Um SGBD é um conjunto de aplicativos que além de armazenar e gerenciar o acesso aos dados, é responsável por manter e controlar vários outros aspectos como segurança, integridade, backups, jobs (que são tarefas agendadas e executadas automaticamente).
A versão mais recente do SQL Server que é comercializada é a versão 2016, e a nossa jornada será através desta versão.
Quanto as certificações, temos dois títulos principais:
• Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA), cujas opções para atuação são: Database Development, Database Administration ou Business Inteligence Development;
• Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) — Data Management and Analytics;
A nossa jornada será rumo ao MCSA (Database Development). A escolha por esta certificação está pautada na necessidade de sabermos escrever muitoooo bem as consultas. 
Para esta certificação, precisamos fazer dois exames 70–761 (Querying Data with Transact-SQL) e 70–762 (Developing SQL Databases). O material que será usado como base nos próximos artigos é o oficial da Microsoft Press.
Para começar vamos precisar de um ambiente para estudar… Temos duas possibilidades:
• Para as estudantes é possível baixar o SQL Server e muitos outros softwares da Microsoft sem custos. Acessem o site https://imagine.microsoft.com/pt-br e vejam se a faculdade de vocês está cadastrada.
• Existe a versão Developer, que é completa, para uso em ambientes não produtivos. Façam o download desta versão através do link https://www.microsoft.com/en-us/sql-server/sql-server-2016-editions
Eu optei por usar a versão Developer, e abaixo segue o passo-a-passo para a instalação.
1- Faça o download
2- Execute o arquivo;
3- Escolha o tipo de instalação, vou escolher a instalação Básica:

4- Leia e veja se está de acordo com os termos de uso…

5- Escolha o local onde o pacote de instalação será baixado;

6- Aguarde o download

7- Deixe a instalação continuar…

8- Se a instalação foi finalizada com sucesso. Clique no botão para instalar o SQL Sever Management Studio (Instalar o SSMS)
Aproveitando… SSMS é a interface gráfica que usaremos 90% das vezes em que formos usar o SQL Server.
De acordo com a Microsoft o SSMS é “O SSMS (SQL Server Management Studio) é um ambiente integrado para gerenciar qualquer infraestrutura de SQL. O SSMS fornece ferramentas para configurar, monitorar e administrar instâncias do SQL independentemente de onde você implantá-lo. Com o SSMS, você pode implantar, monitorar e atualizar os componentes da camada de dados usados pelos seus aplicativos, além de construir consultas e scripts”

9- Faça o download do SSMS

10- Clique no botão “Instalar”

11- Tenha paciência…

12 — E a instalação acaba!!!

Nesta semana o nosso foco era montar nosso ambiente de estudo, e conseguimos! Temos o SQL Server instalado, temos o SSMS e para a próxima semana começaremos com o conteúdo oficial!
Lembrando que estamos juntas no desafio, e em caso de dúvidas é só me procurar!!!
Pensei em fazer uns podcasts… O que vcs acham?

Bjs para todas e mais uma vez peço desculpas pelo atraso na publicação! Serei pontual nos próximos capítulos 

Danielle