Hardware, software, peopleware!

Michel Lent
Jan 29 · 3 min read

Se você não ouviu o termo ‘transformação digital’ no último ano, provavelmente está de sabático em algum lugar sem conexão, ou desencanou de tudo.

Transformação digital é o que está acontecendo com o mundo, na política, na economia, mas principalmente em todos os segmentos de indústria.

Eu tenho dito que até o final da década, só existirão 3 tipos de empresas: as nativas digitais, as transformadas e as que terão fechado as portas.

Até o final da década, só existirão 3 tipos de empresas: as nativas digitais, as transformadas e as que terão fechado as portas.

A transformação digital não é uma opção. É uma necessidade para continuar competitivo e adequado à nova realidade.

Uma nova realidade modificada de forma cada vez mais rápida e criada a partir dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo em função do barateamento do hardware e da evolução do software, mas que depende absolutamente do PEOPLEWARE ou, de forma direta, das pessoas.

Se o hardware e o software evoluem de forma exponencial, o mesmo não se pode falar do ‘peopleware’. Aqui, o ‘upgrade’ é bem mais complexo e geralmente depende da mudança de gerações.

Novas gerações trafegam pelas novas tecnologias de forma nativa.

É natural para uma criança de 5 anos assistir ao programa de vídeo que ela quer quando ela quer. Crianças que não fazem idéia do que é um canal de TV, que não entendem para que fazer uma chamada no telefone sem vídeo e que acham muito mais fácil manejar um tablet do que colorir um desenho no papel com giz de cera.

Da mesma forma, a turma dos 20 aos 30 trafega por todas as novas tecnologias nativamente. Uma turma para quem TV é aquela tela grande que ocupa muito espaço e não dá para carregar. Que acha uma total perda de tempo ter que falar com um humano para pedir delivery de comida e acha absurda a idéia de ter um carro. Gerações que já nasceram com um ‘peopleware’ de uma nova versão.

Mas o mundo não é feito de pessoas dos 5 aos 30. Ao contrário, como sabemos, estamos ficando cada vez mais idosos. E para a turma de ‘versões’ anteriores, atualizar o seu ‘peopleware’ não é tão trivial assim.

Se o hardware e o software evoluem de forma exponencial, o mesmo não se pode falar do ‘peopleware’.

Seria fácil se pudéssemos fazer como muitas vezes no hardware e fazer um update no ‘firmware’, que atualiza o sistema operacional que já vem de fábrica. Mas não é assim que funciona.

Mas é sim possível e necessário atualizar nosso ‘peopleware’. Uma atualização que se dá através do aprendizado constante, da renovação, da leitura, da convivência com pessoas de gerações diferentes e linhas de pensamento diferentes e, principalmente, através do conteúdo e da educação. Nunca foi tão fácil e tão barato ter acesso à informação. Não há desculpa para não buscar essa atualização.

Não basta uma área de inovação, um time digital, reorganizar as mesas e times em formatos de squad, fazer upgrade de hardware. Para manter vivas as empresas atuais e fazê-las chegar do outro lado, é preciso muita dedicação ao ‘peopleware’. Na renovação de quadros sim, mas principalmente na capacitação dos quadros atuais, através de ferramentas de educação, mentoria, novos processos de trabalho, novas cadeias de incentivo, espaço para a diversidade, flexibilização dos formatos de trabalho e melhoria da qualidade de vida.

Como falava no começo, o mundo em breve terá apenas as empresas digitais e as transformadas. E para transformar uma empresa, é necessário investir no digital, mas principalmente nas pessoas.

As startups digitais se tornarão empresas grandes com problemas de empresas grande. E vamos precisar resolver problemas de empresa grande. E as empresas grandes, precisam se tornar grandes empresas digitais. Com hardware, software e peopleware afinadíssimos. Ou não vão mais estar aqui em pouco tempo.

Remix.Templo

Plataforma de conteúdo do TEMPLO.cc. #umnovomundoépossível

Michel Lent

Written by

Sócio, CEO TEMPLO Studio @ TEMPLO.cc. Empreendedor, palestrante e advisor de empresas.

Remix.Templo

Plataforma de conteúdo do TEMPLO.cc. #umnovomundoépossível

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade