Óculos inteligentes para ciclismo

Bruno Burigo Guimarães Back
Tendências Digitais
2 min readAug 28, 2017

Em mais uma edição das Olimpíadas os Estados Unidos conseguiram ganhar mais medalhas do que qualquer país, uma das explicações para a performance dos atletas americanos ser tão boa é porque o governo estadunidense investe grandes quantias em tecnologia.

Segundo o Estudo do Instituto Internacional do Comitê Olímpico nos últimos 5 anos os Estados Unidos investiram mais de 2 bilhões de dólares em empreendimentos de vários segmentos de tecnologia para aumentar a performance dos seus atletas.

Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, os atletas americanos usaram destas tecnologias para seus treinos, no Centro de Treinamento Olímpico do Estados Unidos em Colorado Springs, simulando as condições do clima do Rio de janeiro.

A equipe de ciclistas americana também usou destas tecnologias, como o “Solos”, um óculos inteligente para ciclistas. Diferentemente dos usuais computadores de bicicleta onde o atleta tem que tirar a visão da estrada para poder ver seus dados, como distância percorrida, batimentos cardíacos e cadência das pedaladas, o Solos possibilita a leitura destes mesmos dados em tempo real com a adição de leitura da condição do vento e do clima sem precisar tirar a atenção da estrada.

Mesmo sendo proibido o uso destes óculos durante as competições, os atletas conseguem ter informações valiosas sobre sua performance durante seus treinos, possibilitando sempre a melhora e a superação dos seus esforços.

Referência: Revista Politeck- Edição 17/Setembro Outubro 2016

--

--