18:9

Lucas Santana
Tendências Digitais
3 min readJun 18, 2018

Os constantes lançamentos e novidades dos gadgets mudam nossa concepção e a forma de utilizar os mesmo, grandes marcas são as responsáveis por ditar tendências e definir padrões de usabilidade.

O Smartphone é um dispositivo indispensável atualmente, por toda sua funcionalidade em nosso cotidiano, com isso as marcas travam uma briga pra ter o melhor, mais atual e mais tecnológico modelo do mercado, a cada lançamento dos modelos top de linha das grandes marcas novas funcionalidades chegam no mercado, câmeras com altima qualidades, telas com resoluções cada vez maiores. Uma das mudanças que chegaram a esses gadgets é o novo formato de tela o 18:9, essa mudança impacta em geral toda uma indústria, que cria e gera conteúdo de mídia visual, os conteúdos são criados em um formato e essas novas tendências exigem que também os conteúdos se alterem para essas novas medidas. Há um cuidado muito grande dos desenvolvedores dos conteúdos para que seja adaptável para qualquer formado, devido a grande quantidade de dispositivos e de todas as proporções desses conteúdos.

Os smartphones são os maiores responsáveis por essas tendências, alguns conteúdos já foram desenvolvidos em formatos verticais, que atende aos usuários que visualizam o conteúdo nas telas dos smartphones na vertical, Julia L. Luiz fala sobre este assunto em seu post Vídeos verticais, As redes sociais também ditam tendências de formatos de vídeo, a cada atualização destes formatos, os conteúdos precisam ser pensados para se adaptar para essas redes, com o intuito de alcançar o público alvo que utilizam dessas redes, Náudima Pintor em seu post Vídeo-propaganda no Instagram, fala sobre anúncios na rede social.

A LG começou 2017 com o lançamento do LG G6 com proporção 18:9 e resolução de 2880 x 1440 pixels, e o Galaxy S8 foi anunciado com uma tela um pouquinho mais alta de 18.5:9 e 2960 x 1440 pixels.

A LG explicou, tem a ver com o formato Univisium 2:1 proposto pelo cineasta italiano Vittorio Storaro. Ele ainda não foi aceito amplamente, mas foi desenhado para encontrar um equilíbrio entre a proporção da televisão (geralmente 16:9) e das salas de cinema (tipicamente mais largas, 2.20:1). Essa solução foi sugerida em 1998, mas o Univisium está começando a ter atenção agora — séries da Amazon Video e do Netflix já foram filmadas utilizando essa proporção (ou algo muito próximo dela).

Tudo isso tem a ver com conteúdo audiovisual, mas a nova proporção também faz mais sentido para o multitarefa em telas maiores. Com um aspecto 18:9, você coloca um aplicativo em cima do outro no modo retrato, ou os utiliza lado a lado no modo paisagem. Dá para ver mais coisas nas páginas web e em aplicativos de scrolling infinito, onde o conteúdo não para nunca, como Twitter e Tumblr.

Stranger Things foi filmado na nova proporção 18:9. (Imagem: Netflix)

Não dá pra saber se esta nova proporção é algo que irá permanecer, porém grandes marcas utilizando em seus aparelhos é algo que soma para que seja utilizado cada vez mais. O que cabe aos desenvolvedores de conteúdos se adaptar aos novos formatos em seus projetos.

--

--