High Bit

Bruno Burigo Guimarães Back
Tendências Digitais
4 min readOct 16, 2017
Owl Boy

Recentemente muitos jogos estão sendo lançados no estilo de pixel art como os antigos jogos de SNES e Mega Drive dos anos 90, mesmo com toda a tecnologia a disposição com gráficos 3D incríveis e efeitos visuais que nos deixam atônitos, muitas vezes são os jogos com gráficos antigos que nos chamam mais a atenção.

Apesar do pixel art ser um estilo visual mais simples e fácil de compreender, ainda consegue ter uma grande influência sobre o público, principalmente em quem passou a infância jogando vídeo games nos anos 90, trazendo todo este apelo nostálgico para esses novos jogos.

Agora o pixel art conseguiu chegar em um novo patamar, o qual os jogos antigos neste estilo não conseguiram alcançar: a concepção de jogos em alta definição. Em 2012 o jogo FEZ já havia conseguido funcionar em qualquer tipo de resolução.

FEZ

Além da questão da resolução o jogo FEZ criou ambientes incríveis que criam a ilusão de tridimensionalidade o chamado Fake 3D. Os jogos necessitam ter recursos que poupam espaço digital, e esta técnica do Fake 3D possibilita a criação de algo com a impressão de algo em três dimensões quando na verdade são planos em duas dimensões sobrepostos. Os jogos antigos usavam da pintura volumétrica para dar a impressão de volume nas sprites e nos cenários deixando o jogo muito mais rico visualmente.

Contra 3 The Alien Wars (1992)

Isso tudo em uma resolução muito menor do que estamos acostumados atualmente, e mesmo assim já conseguia passar a noção de tridimensionalidade. Outro efeito que a era high bit conseguiu evoluir foi o efeito de parallax ( movimento de imagens de fundo em uma velocidade menor do que as imagens de primeiro plano) que também pode ser considerado um recurso do Fake 3D visto que cria a ilusão de profundidade.

The Last Night

Um grande desafio para os jogos 2D é a customização da resolução, visto que o criador deverá ter recursos que complementem a imagem em caso de redimensionamento. Os jogos atuais em pixel art vinham sendo criticados pela falta de suporte widescreen, em vista deste cenário passaram a adaptar a resolução, o suporte 4:3 estava desatualizado então passou para a conversão em 16:9.

Um novo padrão para jogos em pixel art 2D vem surgindo, quando a resolução inicial vem com 640 X 360, é possível escalá-la duas vezes mais 1280 X 720 (HD) e 1920 X 1080 (Full HD), até mesmo em 4K com todos os gráficos em pixel em perfeita ordem sem perder a resolução. Caso os jogos atuais tivessem optado pela resolução antiga do NES, e passassem para widescreen o visual do jogo teria sido comprometido.

Todos estes novos jogos que se parecessem com os 8 bit e 16 bit de antigamente se tornaram em algo maior, pois conseguiram ultrapassar as limitações dos formatos antigos, transformaram um estilo, ganhando novas dimensões para este estilo, trazendo novamente para o cenário de jogos este estilo que definitivamente não está esquecido. A definição de um jogo high bit está simplesmente em qualquer jogo que consiga operar acima das limitações dos antigos consoles 8 bit, 16 bit e 32 bit.

É inegável a evolução que os jogos high bit conseguiram trazer para o estilo pixel art, além de poder aumentar a resolução ele conseguiram trazer novamente um estilo antigo para os jogos atuais e ainda consegue fazer sucesso, como dito antes a alta definição em pixel art proporcionou alavancar novos meios de explorar este estilo, a pintura volumétrica dando a impressão 3D, criando ambientes e animações que não eram possíveis na época dos consoles antigos.

Alguns exemplos:

Megasphere
Rain World

Fonte: http://dpadstudio.com/Blog/postHibit.html

--

--