A Gretchenização na Internet

Vinicius Farinhuke
Tendências Digitais
2 min readAug 23, 2016

Recentemente vimos uma explosão de GIFs da Gretchen em comentários de portais de notícias pop e em fórums, como podemos observar no comentário ao site PapelPop.com, e um post fixo dedicado apenas a GIFs da rainha do bumbum.

Comentário de 👻 Marina Ghost Princess 👑 ao site PapelPop.com
Tópico dedicado a GIFs da Gretchen no fórum Pandlr.com do usuário Ebony

Maria Odete Brito de Miranda (Rio de Janeiro, 29 de maio de 1959), conhecida como Gretchen, é uma cantora e dançarina brasileira que ficou famosa nos anos 70, no Programa Carlos Imperial, na extinta Rede Tupi. Conhecida também pelos singles Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga e o Melô do Piripiri.

Para entendermos melhor esta cultura de adoração a Gretchen, precisamos olhar ao passado e tentar identificar em qual momento houve sua ascensão. Com a ferramenta Google Trends podemos analisar a popularidade de pesquisas relacionadas sobre “gretchen” de 12 anos atrás.

Uma rápida análise nos últimos picos do gráfico nos mostra que em 2012/2013, Gretchen participou do reality show “A Fazenda” e com isso, chegou a marca de 75 na pontuação do Trends, até alcançar um pequeno ostracismo de cerca de 35.

Inesperadamente Gretchen volta a ser os holofotes apontados a ela em julho deste ano, devido a sensação que são seus GIFs na Interwebs.

Gretchen arrasada após tocar o sino
Gretchen olhando para o nada e pensando em tudo
Gretchen Emo

Seja ela triste, alegre, chorando, Maria Odete de Brito Miranda virou propriedade obrigatória na maioria das conversas e discussões. Talvez devido a sua onipresença e carisma apresentada ao ficar 3 meses envolvida em um reality show fizeram de Gretchen a mulher humana que hoje ela é.

Ela é gente como a gente.

--

--