André Souza Ferreira
Tendências Digitais
2 min readApr 1, 2016

--

A impressora 3D é uma nova forma tecnologia que veio para revolucionar mais uma vez o mercado de impressão mundial. Uma grande evolução se dá a partir dessa possibilidade de imprimir uma grande variedade de produtos com inúmeras possibilidades de formas e texturas.

Possibilidade de imprimir suas próprias roupas e criações. Atualmente a possibilidade de impressão são formas sólidas, que podem não ser apropriadas para determinadas roupas do dia a dia. Ainda não é possível realizar a façanha de imprimir em casa pois são utilizados plásticos nessa impressão e é necessária uma atenção maior quanto ao acabamento das roupas, etc. O interessante é pensar no potencial que existe por detrás dessa inovação, ao ponto de imaginar que poderemos imprimir produtos em nossas casas. Podermos imprimir nossas próprias roupas e criações de acordo com nossa imaginação.

Link de uma Designer que criou uma coleção de roupas com impressoras 3D.

Identifiquei essa tendências a partir de nichos de mercado de moda como Joalherias que começaram a desvendar essa opção de imprimir esses acessórios e poder vendê-los enquanto jóias assim como as tradicionais. O que muda é o processo de fabricação e o material. E a possibilidade de aplicar designs inovadores nessas peças é encantador. Logo, descobri que estão pensando nela na criação de roupas para humanos. Existem muitas pesquisas e laboratórios nesse ramo focados na evolução dessa tendência.

Processo de fabricação de uma roupa na impressora 3D.

As possibilidades que cabem a impressora 3D são inúmeras. Desde objetos para o lar, para o escritório, para hospitais, roupas, sapatos, etc. Nesse caso, poder viajar para qualquer lugar e não carregar mala. Apenas imprimir todo o kit sobrevivência previamente programado para o determinado local e esperar no bar pela impressão. Após a impressão de todo o material de higiene, vestuário e afins, e só descartar nos postos de coleta para a reciclagem do material e viajar sem nenhuma bagagem novamente.

--

--