A interação entre humano e IA

Amanda Neves
2 min readApr 17, 2018

--

A interação entre humano e inteligencia artificial é algo que esta se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje. Coisa que a muitos anos atras era simplesmente ficção e fazia parte das telonas de cinema agora está surgindo no mundo como algo real.

Podemos ver no exemplo abaixo, Sophia que é uma inteligencia artificial capaz de responder varias perguntas sobre diversos assuntos:

É claro que ainda essa tecnologia tem muito mais do que ser desenvolvida e explorada. Outros exemplos de inteligencias artificiais que já existem são Siri, Cortana, Watson, Gluru, Tamr, WarRoom, DigitalGenius, Conversica, Vicarious, etc.

Um filme que mostra um pouco dessa inteligencia artificial e sua interação com o ser humano é Chappie.

Cena do filme Chappie.

Chappie se passa em um cenário um tanto futurista em que uma opressiva força policial mecanizada é encarregada de patrulhar as ruas e controlar o crime em Joanesburgo, África do Sul. Um dos androides da força policial é roubado e reprogramado com o intuito de ser utilizado como arma pelos criminosos. Ao ser reprogramado, o androide se torna Chappie, o primeiro robô com capacidade de pensar e sentir por si mesmo. Isso faz com que forças poderosas e destrutivas comecem a ver Chappie como uma ameaça para a humanidade e para a ordem pública, e elas farão de tudo para garantir que Chappie seja destruído.

Seguindo essa ideia no filme dá para observar que Chappie foi aprendendo muitas coisas no dia a dia principalmente com Yo-Landi que tinha uma figura materna para ele, podendo ver o desenvolvimento de maturidade dele no decorrer do filme.

Um outro bom exemplo dessa interação que pode ser tão significativa e tão intensa é Blade Runner 2049 (lançado em 5 de outubro de 2017) que vemos como exemplo a Joi.

Em 2049, os replicantes — seres humanos artificiais fabricados graças ao desenvolvimento da bioengenharia — foram integrados à sociedade para possibilitar a continuação da sobrevivência da espécie humana, sendo responsáveis por fazer todo o trabalho pesado e atuar em ambientes hostis. K (Ryan Gosling), um novo modelo criado para obedecer ordens, trabalha como “blade runner” para o Departamento de Polícia de Los Angeles, caçando e “aposentando” (matando) antigos modelos que ainda estão à solta. Sua vida pessoal resume-se a conversar com sua namorada virtual, Joi (Ana de Armas), fabricada pela Wallace Corporation.

Podemos observar que nessa cena a Joi é uma inteligencia artificial bem avançada, ela faz o papel de “esposa” do protagonista dando afeto, conversando sobre o dia de trabalho e também jantando juntos.

--

--