Interação sonora com a inteligência artificial

Diogo Mattana
Tendências Digitais
1 min readJun 17, 2016
Trailer do filme Dark Star

No ano de 1974 foi lançado a comédia de ficção científica “Dark Star” pelos recém formados John Carpenter (Mais conhecido por filmes como “O Enigma de Outro Mundo” e “Fuga de Nova York) e Dan O’Bannon (Mais conhecido por escrever “Alien — O Oitavo passageiro”). Este filme foi relativamente mal recebido pela crítica pela sua comédia negra, porém trouxe algumas ideias tecnológicas que se tornariam tendências nos dias de hoje.

Dentre elas decidi focar-me na interação por voz com a inteligencia artificial. Podemos ver no filme em questão os astronautas conversando e trocando informações com tanto o computador central da nave Dark Star, quanto uma bomba (Apenas chamada de bomba 20), e notamos que ambos possuem inteligencia e personalidade, traços humanos.

A conversa filosófica entre Lt. Doolittle e a Bomba #20

A tecnologia atual ainda não alcançou tal fato, mas está se encaminhando para isso. Como podemos notar com controladores vocais de telefones como a “Siri” da Apple, a interação já existe e já há indícios de personalidade, porém ainda primitivos em sua programação.

Siri da apple possuí traços humanos
Conversar com seu carro já é possível em muitas instâncias

--

--