A praticidade dos GIFs para expressar sentimentos

Recentemente, pessoas estão cada vez mas se expressando em redes sociais, seja sobre um assunto “sério” ou apenas para expressar uma experiência ou alguma reação diante de alguma coisa e o uso do GIF vem sido cada vez mais explorado em vários lugares, seja em redes sociais (Jeferson Luis) ou como forma de representar videos e palavras. (Luciana Vidolin).

GIF de reação diante uma situação comum no dia a dia.

O GIF animado é um compacto de várias imagens em um arquivo só e em forma de looping/repetição, geralmente utilizada como emoticons e enfeites na internet, além de outras coisas como cenas de filme/animação (Paulo Sossela), arte, e por assim vai.

O GIF muitas vezes chega a ser melhor do que um “textão” ou um endereço de redirecionamento para uma página externa, além que, na maioria das vezes, o GIF chega a ser uma forma mais hilária de deixar uma piada ou acontecimento, como o exemplo de cima, além de mostrar experimentos divertidos como ilusões de ótica ou em 3D.

Fora isso, as próprias redes sociais se adaptaram para incentivar o uso do gif, porque, querendo ou não, pessoas tendem a visualizar mais gifs que vídeos e textos porque muitas vezes a pessoa está procurando justamente algo intuitivo e rápido que entretenha ela durante um intervalo no trabalho por exemplo, o GIF consegue fazer tudo isso: passar a mensagem em pequenos segundos (na maioria das vezes o gif tem em torno de cinco segundos) e consegue passar a mesma mensagem que um vídeo de dois minutos passaria ou um texto de quinze linhas.

“Com essa praticidade na expressão pessoal, o uso dessa tendência pode compor abordagens de temas sociais, beneficiando-se de GIFs como uma forte forma de apelo e expressão emocional à um determinado tema de cunho sensível ou polêmico, ou pode partir do princípio contrário, ao ser utilizado como expressão de reações com teor sarcástico e humorístico.” — Jeferson Luiz
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.