Hiperconectividade

Evelyn Caroline
Tendências Digitais
2 min readSep 28, 2017

O circulo é um filme que trata do tema da hiperconexão e redes sociais, o assunto é contemporâneo e está ligado intimamente ao nosso dia-a-dia.

Autores consagrados como Aldous Huxley que escreveu Admirável mundo novo e o autor George Orwell do livro 1984 já falavam com um tom sombrio sobre essa sociedade tecnológica distópica e pessimista.E foi nesse contexto que a história do filme “O circulo” foi criada, como critica a era da transparência, da comunidade virtual conectada, das redes sociais.

O escritor do livro e agora longa adaptado para o cinema, fala sobre essa sociedade que é muito próxima a nossa, através do olhar de sua personagem principal que é posta acreditar em um discurso de uma corporação que visa centralizar informações e poder e faz parecer que seu ideal é sensato e bom. A crítica ao filme é como a tecnologia e hiperconexão na era da falta de privacidade é uma questão moral e muito presente, a modo que nos faz refletir sobre esses problemas ficcionais e os problemas do mundo atual, a critica é sobre o advento da tecnologia que ao mesmo tempo que nos liberta nos aprisiona. As comparações com as redes socias do empresário e dono do facebook Mark Zuckerberg nos faz começar a pensar sobre a ultravigilância e a paranóia de dados confidencias referentes ás pessoas do mundo todo cairem nas mãos de apenas uma empresa que nos manipula para beneficio próprio.O facebook assim como o Instagram tem uma interface onde eles não priorizam na arquitetura de informação o “deletar minha conta” criando para o usuário uma dificuldade enorme de se excluir desse ambito digital quase imposto.

Talvez essa dificuldade de se excluir das redes sociais seja exatamente porque o filme o circulo fala tão próximo com a nossa realidade atual, o da companhia unipresente da internet em nossas vidas.

--

--