A spotificação dos álbuns de música

Ravi Gandhi Blumenthal de Oliveira
Tendências Digitais
2 min readNov 22, 2016

O Spotify é o maior serviço de streaming de músicas atualmente e se esforça para entregar diversas experiências, principalmente em forma de playlists, que podem reunir músicas a partir de qualquer categorização, de estilos musicais, nacionalidades à humores, eventos e estilos de vida.

Conhecidas por ser um recurso de reprodutores mp3 e sites de música, playlists não costumavam ter capas, ou então usavam a capa do albúm de um dos artistas da playlist.

O Spotify adotou algumas características gráficas como identidade visual na capa de suas playlists, como monocromia, bicromia, cores complementares, degradês, sépias transparências, fotos de estilo de vida, fotografia de dupla exposição, etc. Essas escolhas visuais seguem e criam tendências gráficas, algumas já foram identificadas e publicadas na revista Tendencias Digitais em 2ExposureEffect e Fotos de dupla exposição no digital.

O super sucesso do Spotify no mercado da música e sua identidade própria influência no design de playlists além do próprio serviço. Por exemplo em seus concorrentes ou em seus parceiros.

Embora essas playlists estejam no Spotify, elas foram feitas pela ESPM, com a criação das capas pela designer Rapha Bap.
Playlists do Deezer.
Playlists do site letras.mus.br.

--

--