A tecnologia VR em Arcade(1993)

Guilherme Müller
Tendências Digitais
2 min readMay 23, 2016

Arcade é um filme da Full Moon Entertainment, lançado em 1993, sobre um jogo de realidade virtual que cria vida e começa a prender aqueles que perdem dentro de seu mundo virtual.

O filme mostra um máquina enorme no fliperama da cidade, onde os jogadores entram, colocam um visor especial, e tem uma visão imersiva de dentro do jogo.

Máquina de VR criada pelo grupo Virtuality Group

A idéia de máquinas de realidade virtual em fliperamas já existia na época, e até já havia sido implementada, contendo uma variedade considerável de jogos disponíveis. Um dos exemplos mais notáveis é a linha Virtuality, com suas máquinas que contavam com um visor estereoscópico, joysticks, e máquinas interligadas para possibilitar jogar com várias pessoas.

Porém, o filme da um passo além desse conceito de máquinas estáticas que só podem ser acessadas em fliperamas, e mostra algo que hoje é considerado quase normal: Uma versão do console para uso doméstico.

Essa versão conta com um óculos que pode ser preso a cabeça e um joystick, muito similar aos dispositivos VR da atualidade, como o Oculus Rift. Ter um dispositivo VR para jogos em casa é algo que só se tornou possível poucos anos atrás, mas duas décadas antes o filme já introduzia essa idéia, e brincava com o conceito de ‘entrar no mundo do jogo’.

--

--