Tipografia cinética

Ou “A Invasão dos Lyric Videos”

Thainara Meneghelli
Tendências Digitais
2 min readMar 31, 2017

--

Projetar a letra de músicas de maneira dinâmica em videos tem se tornado algo comum em canais de música do YouTube, este tipo de conteúdo tem sido postado com mais frequência na rede a partir de 2010, após o sucesso da música “FUCK YOU”, que possui um vídeo com produção bem simples, mas que acabou conquistando seu espaço e influenciando outras personalidades a produzirem seus próprios lyric videos.

Apesar disso, apresentar a letra da música em vídeos não é algo que surgiu nesta geração, em 1965 Bob Dylan já estava jogando cartazes no chão com a letra de sua música.

Esta tendência reflete um dos principais usos da internet por adolescentes: Procurar a letra de suas músicas preferidas — quem nunca usou o famoso Vagalume que atire a primeira pedra. A tipografia cinética combinada com a letra das músicas apenas tornou esta tarefa mais cômoda e até mais agradável, uma vez que a palavras acompanham o ritmo dos vocais e você não se perde ao longo do texto. Fica mais fácil até mesmo para soltar o gogó e cantar tudo na hora certa!

Green Day é uma das bandas que tem aproveitado muito bem este recurso, partindo não apenas da proposta de sincronizar letras e vocais, mas também aproveitar para criar uma atmosfera interessante.

Quem sabe, em um futuro não muito distante, karaokês estarão utilizando a tipografia cinética para criar uma experiência ainda mais rica e dinâmica para seus usuários. Este recurso veio para ficar e fazer com que as músicas entrem cada vez mais em nossas cabeças — por bem ou por mal.

Desafio você a assistir este vídeo e não cantarolar algum de seus trechos ao longo do dia.

--

--