Abandono das mensagens de texto

Caroline Nohama
Tendências Digitais
2 min readMar 11, 2016

Conforme as tecnologias vieram se desenvolvendo e os aparelhos eletrônicos como tablets, smartphones e computadores tem estado cada vez mais presente na vida das pessoas, a comunicação entre elas vêm se tornando mais fácil, mais frequente e até mais realista, atendendo cada vez mais a necessidade de grande parte das pessoas de estar conectada com as outras.

No início no milênio, as pessoas se comunicavam por mensagens escritas (tanto instantâneas quanto por e-mail). Mas essa comunicação era restrita e não permitia demonstrar muitas emoções, a não ser que isso fosse descrito pela pessoa ou esta fizesse o uso de emoticons. Já era possível realizar chamadas de vídeo, mas sua qualidade era baixa e não eram todos que possuíam uma webcam.

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a utilizar mais o Skype, que já era melhor para realizar chamadas de voz e de vídeo. Ele ainda possui muitos adeptos, mas não tantos quanto o WhatsApp, que surgiu nos últimos anos (e seus similares, como o Viber, por exemplo). O aplicativo se tornou tão popular porque ele pode ser acessado em diversos lugares, uma vez que é usado no celular (mas também possuindo sua versão para computador), e possibilita o usuário facilmente enviar mensagens de texto, voz, imagens, fazer chamadas tanto de voz quanto de vídeo, e outras funções (devido aos smartphones atualmente possuírem câmera e microfone integrados). A popularidade foi tanta que as operadoras de telefone começaram a perceber o prejuízo e criaram pacotes com internet especialmente para o WhatsApp.

Esses modos de mensagem (voz e vídeo) tornam a experiência da comunicação mais real, rápida e interativa, diminuindo a sensação de distância entre os usuários. Futuramente, acredito que as mensagens de texto sejam em grande parte ou completamente descartadas, dando lugar à comunicação em vídeo e possibilitando até o uso de hologramas/projeções.

--

--