Monetização de Vídeos

Raquel Gilber
Tendências Digitais
4 min readMay 22, 2018

A internet possibilitou a entrada de muitas pessoas no mundo do entretenimento com a facilidade de poderem produzir o conteúdo em casa e divulgar na rede. Um dos pioneiros nisso foi o Youtube, que começou a remunerar os produtores de conteúdo por meio da monetização de vídeos que funcionava a partir do Google Ads. Porém desde 2017 as novas diretrizes do site em relação ao direcionamento de anunciantes tem prejudicado bastante os que dependem da plataforma, especialmente os que trabalham com temáticas menos Family Friendly, como terror.

Por causa disso quem depende da Internet para desenvolver seu trabalho começou a buscar outras alternativas para ganhar dinheiro. Os maiores produtores organizam lojas virtuais com produtos em relação a si mesmos e seu canal, geralmente estampas de bordões ou do jogo favorito, ou qualquer elemento que remeta a eles diretamente.

Loja virtual do canal Desce a Letra do Cauê Moura.

Uma das mais conhecidas alternativas é o Patreon. Muitos Youtubers que tiveram sua monetização prejudicada por conta das novas diretrizes anunciam na descrição dos vídeos o link para seu Patreon, assim podendo receber doações de quem está interessado em seu trabalho e gostaria de vê-lo continuar. Isso é bem explicado no texto Patronos Virtuais. Não somente Youtubers, mas pessoas que divulgam seu trabalho na internet em geral utilizam a ferramenta.

Outra opção bastante atrativa que se popularizou muito nos últimos anos foi a Twitch TV, uma plataforma mais adaptada para lives e gravações destas. Ao invés de gravar e editar um vídeo de em média 10 a 15 minutos o Streamer permanece gravando durante horas e na decorrência da transmissão pessoas podem se inscrever em seu canal, pagando pela inscrição, além de haver a opção de Donation, muito utilizada por quem assiste para chamar a atenção do Streamer e dos outros, como explicado no texto Stream Donation.

A Twitch TV também possui alguns anunciantes que se interessam por Streamers de grande visualização, especialmente relacionada a jogos. Esse sistema está bem explicado no texto Anúncio em Streaming.

Por causa dessas divergências entre os sites muitos produtores de conteúdo se interessaram mais pela plataforma da Twitch TV, pois há a crítica que atualmente no Youtube é necessário ser apenas chamativo e não talentoso. Além disso há muito limite de criação por conta das exigências de anunciantes em relação ao conteúdo (sem palavrões, por exemplo).

Os jogadores que começaram no Youtube utilizam geralmente ambas as plataformas e aproveitam para editar as gravações brutas feitas na Twitch TV para produzir seus vídeos do Youtube. Isso é possibilitado pela ferramenta Clip da Twitch que permite gravar pequenas partes da transmissão. É uma ferramenta inteligente, pois em casos de transmissões gravadas dificilmente alguém assistirá inteiras, então existem os Clips que servem apenas para os melhores momentos.

Youtuber anunciando seu canal da Twitch em seu próprio vídeo no Youtube.
O youtuber Alan faz compilações com boa edição dos melhores Clips de suas lives na Twitch e upa os vídeos em seu canal do Youtube.

Existem diversas alternativas para os produtores de conteúdo online que dependem das plataformas para garantir sua renda, mesmo quando uma delas enfrenta dificuldades. Trabalhar na rede já se tornou plenamente possível.

--

--