AMV e MAD

vitor schlusaz
Tendências Digitais
2 min readMar 28, 2018

AMV é um tendência concretizada pelos fãns de anime, a sigla AMV significa “Anime Music Vídeo”, geralmente os amantes do gênero fazem um compilado de diversas cenas de diversos animes diferentes, combinando o ritmo dessas cenas com o da música. Os fãns também realizam AMVs de somente um anime ou até um episódio.

Nas redes sociais as pessoas compartilham esse tipo de conteúdo, difundindo a cultura “otaku” ( palavra geralmente utilizada no Brasil para fãns de anime, no Japão ela significa pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto.), os AMVs acabam sendo a porta de entrada para as pessoas se interessarem a assistir animes.

Analisando os AMVs percebemos que o trabalho de sincronia de ritmo da imagem com a música é utilizado em quase todo o momento, deixando o trabalho mais rico.

No Japão pouco se usa o Youtube, devido a isso os AMVs mais famosos chegam na faixa 500 mil visualizações no Youtube, la eles utilizam o niconico.

Todo ano o JapanExpo faz competição de AMVs, segue abaixo o que ficou em segundo lugar na competição.

No japão os AMVs não são ta populares assim, eles perdem para categoria MAD que significa Myuujikku Anime Douga, que significa “vídeo musical de anime”, significa a mesma coisa que em termos de palavras que o AMV, porém a sigla é diferente para separar ambas as categorias.

O MAD é um termo muito mais amplo para a combinação de música com anime, não necessariamente o ritmo da música é sincronizado com as cenas. O gênero também utiliza imagens estáticas e até cenas de jogos para criar.

O MAD é tão amplo que eles utilizam falas dos personagens de anime para criar músicas.

É inegável que AMVs e MADs são um artefato de Design, coisas como sincronizar música com vídeo, realizar edições criativas, criar músicas, etc, demandam muita energia, técnica e criatividade.

--

--