Anime x Pixar

Lucas Santana
3 min readOct 1, 2018

--

A Pixar e atualmente a maior empresa de animação do mundo, recentemente comprada por outra gigante do entretenimento a Disney. A Disney é pioneira no ramo da animação, responsável pelo primeiro longa metragem lançado em 1937, o filme está na lista dos melhores filmes estadunidenses segundo o American Film Institute. A Pixar tem entre seus prêmios 19 Oscar, seu primeiro filme foi toy story em 1995 que abriu as portas para a revolução da animação gráfica no cinema. Já o anime ou animê são as animações produzidas pelos estúdios japoneses. Grande parte dos animes tem sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses, os animes e os mangás se destacam por seus olhos grandes e pelas cores fortes.

Katsudō Shashin é considerado o mais antigo e o primeiro anime desenvolvido. Não a informação sobre seu criador, consideram sua produção entre 1907 e 1911.

Atualmente todos os filmes de animação lançados pela Pixar Disney são animações gráficas, o que difere dos animes que mantém a tradição das animações 2D. O foco dos animes são os roteiros e a narrativa, que busca atrair o seus espectadores não pelo visual. Em 2015 houve uma reclamação em relação a qualidade da animação de Dragon Ball Super, os fãs esperavam pelo retorno da série, porém ao conferir os 5 primeiros episódios relataram nas redes sociais a baixa qualidade dos animadores. Essa baixa qualidade vai na contramão do consagrado Akira lançado a 30 anos atrás em 1988 que ainda impressiona pela qualidade do filme, Akira é a primeira animação japonesa a ser exibida nos cinemas brasileiros. Sua técnica de maiores frames por segundo, dublagem, iluminação, o que torna justa a reclamação dos fãs de Dragon Ball pela baixa qualidade. Akira também é considerado umas das maiores referências para os filmes de ficção científica lançados posteriormente.

O que diferencia os animes das animações Pixar? Acredito que a representatividade que eles causam, a infância de muitas pessoas são marcadas por animes como pokémon, Dragon Ball, Yu Gui Yo, Digimon entre outros, desenhos que foram essenciais para a cultura pop atualmente, e tão a grande diferença é algumas animações que são boas mas que não tem tanta força capaz de marcar gerações, elas conseguem alcançar sucesso e bilheteria talvez pelo investimento alto em marketing e publicidade, porém não são capazes de durar em um formato sequencial com vários episódios como temos nós animes. O que demonstra que qualidade de um filme, animação, desenho não está em quão realista seus gráficos, mas no quanto sua linguagem consegue atrair e transmitir sua mensagem.

--

--