Aplicativos e saúde

Marta Heupa
Tendências Digitais
2 min readApr 7, 2016

--

Como vivemos em um época em que a tecnologia está presente em praticamente tudo, as pessoas preocupadas com saúde tem feito o uso dela para auxiliar no cuidado do estado físico. Partindo desses ponto surgiu a união de aplicativos e saúde.

Pesquisas apontaram que jovens, em sua maioria mulheres, fazem uso de aplicativos para o bem estar. Dentre os mais apontados estão os que monitoram exercícios e os que controlam calorias. Na maioria dos casos o aplicativo mostrou-se eficaz enquanto sua função, tornando sua aplicação um habito para o usuário.

No geral pessoas que já possuíam o práticas saudáveis são as que consomem essa tecnologia. Porém existe um boa porcentagem que não dispõe desses costumes, o que deve ser tratado com mais atenção já que em todos os casos nenhum profissional da área de saúde foi consultado antes de iniciar o uso do aplicativos. Seria interessante informar se o desenvolvimento do programa conta com participação de um especialista da área, por exemplo, um app de dieta teve a participação de um nutricionista durante sua criação.

A maior parte desses aplicativos contam com a participação ativa dos utilizadores. É como se “celular” interagisse com a pessoa. Nos aplicativos de exercício por exemplo, enquanto você realiza as atividades e possível ouvir instruções ao mesmo tempo, se aproximando de uma experiência “real” de aluno e personal trainer. Outros são como “médicos”, possuem sua ficha completa, te monitora, e indica o que pode ser feito para que haja uma melhoria na sua saúde.

Myfitnesspal — App mais apontado na pesquisa.

Enquanto as pessoas se mostrarem preocupadas com suas saúdes, esse comportamento continuará crescendo, já que a tecnologia não deixará mais de estra presente.

Acesso a PESQUISA

--

--