Aplicativos invasivos

Maria Eugenia Raulino
Tendências Digitais
3 min readNov 22, 2016

James Veich fez uma palestra no Tedtalk falando sobre email markting, basicamente é como a tecnologia as vezes pode ser intrusiva nas nossa vidas. No caso ele relata um recebimento de um email indevido uma vez que ele tinha dado o unsuscribe. Mas ao vez de se irritar começou a trocar mensagens com a companhia de uma maneira na qual se divertia. Mas chegou um momento no qual ele criou desinteresse pelos emails uma vez que estava recebendo mensagens automáticas do sistema e com isso ele criou um mecanismo simples no email dele onde toda vez que recebesse o email da empresa falando o numero de protocolo ele respondia com um número também. Fazendo assim está num ciclo infinito.

O modo como Veich lida com sua insatisfação com email markting é diferente dos que a maioria das pessoas fazem. Muitos de nós fiamos insatisfeitos e irritados com o desrespeito e invasividade de certas empresas em decisões tomadas na rede. Seja você não querer um produto, omissão de algo ou ter um meio te manejar o quanto você quer que o serviço interfira nas suas escolhas.

Vamos dar nomes a alguns dos bois.

Google Maps

Google maps é um aplicativo que funciona como gps. Então o usuário pode gerar rotas para se deslocar de um local ao outro e o app vai dar algumas alternativas de caminho.No entanto, algumas vezes ele altera rota sem seu consentimento. As vezes o app do Google Maps identifica obras na rota e desvia o caminho sem informar o usuário da alteração.

Spotify

Spotify é um app de música, no qual tem o serviço pago e o gratuito. No gratuito tem as propagandas que durante o período que o usuário esta ouvindo começa a tocar. No entanto é uma sequencia de dois a três propagandas seguidas. Caso você silencie as propagandas pelo aplicativo, Ads tocam sozinho mesmo com o volume silenciado, além de começarem a tocar tocam em uma altura maior do que estava antes o aplicativo.

Target

No caso da Target foi um cupom de desconto que a farmácia enviou para casa de uma família e o Pai foi revoltado pedir satisfação daquele cupom supostamente indevido enviado. O cupom supunha que a filha dele estaria grávida. Mais tarde, o pai realmente descobre que ela estava grávida e pede desculpa para a farmácia. Resumo: o pai recebeu a informação de uma maneira indesejada.

Uber

O aplicativo Uber, que é um app de transporte, possui uma possibilidade de você ter uma corrida compartilhada chamada Uberpool, que para o usuário é excelente que muitas vezes paga muito mais barato do que se pegasse o UberX no entanto o percurso pode ser mais demorado pois o modo Uberpool faz como que o motorista pegue a maior quantidade de pessoas possíveis naquela rota.O problema é o motorista não ter controle de quantas pessoas vai pegar e não poder negar a corrida,ou seja, ele é obrigado a pegar .

Esses só são alguns exemplos de várias tecnologias intrusivas no nosso dia a dia. E como Veitch disse:

E aqui está o problema: a internet nos deu acesso a todas as coisas. Porém também deu, a todas as coisas, acesso a nós.

Muito provável que esses tipos de situações ficaram mais recorrente no nosso cotidiano.

--

--