Arte e abstração no digital

Arte e abstração no digital
“Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento em que as ideias são distanciadas dos objetos.”

O que é abstração?

Segundo o Wikipedia, Abstração (do latim abstractio) é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, do qual então se faz abstração.Por exemplo, abstraindo uma bola de futebol de couro, por uma bola de futebol, retemos apenas a informação enxuta das propriedades e comportamentos da palavra.

Exemplo de forma mais geométrica

Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento em que as ideias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos; assim uma comunicação efetiva sobre as coisas abstraídas requer uma intuição ou experiência comum entre o comunicador e o recipiente da comunicação.

FF XV nivel de abstração realismo

O que é abstracionismo?

Segundo a definição no Wikipedia, a arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira “não representacional”.

Pintura de Wasally Kandinsky

Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.

Exemplo de formas geométrica de Piet Mondrian

Os níveis de abstração

Exemplo de níveis de abstração no livro O homem e seus símbolos, Carl G. Jung, pg 349
“Desenhos de um artista drogado para uma experiência realizada na Alemanha, em 1951. Os desenhos vão se tornando cada vez mais abstratos á medida que o controle do consciente vai sendo vencido pelo inconsciente”.

Não julgando pelo lado da psicanálise, mas no uso consciente dos níveis de abstração no digital.

Há uma relação desses níveis entre a arte do TeamLab e a forma geométrica mais simplificada do estilo Flat. A influência de movimentos artísticos (de forma indireta) e a aplicação no seu contexto de uso.

O nível de abstração na composição interativa do primeiro, é equilibrado entre o realismo e o abstrato, nem muito simplificado, nem muito complexo (explorando a modalidades das cores neon com fundo preto).

Faz emergir a atenção do visitante num nível mais imaginário e mítico. Enquanto que o estilo Flat está no limite da abstração mais simplificada para uma função mais objetiva e pontual (simplificar a informação visual para transmitir com eficiência sua mensagem).

Segundo descrito no texto, Animação Flat no youtube : “ são suas características: a ausência de relevos, gradientes, sobras e entalhes; usar elementos simples; conter uma tipografia correspondente ao layout e cores equilibradas; e principalmente por ser minimalista.”

Flat Design

Pode-se encontrar relações da influência de formas geométricas do estilo Flat no abstracionismo, não pela busca da essência pura, mas para um padrão estético manifestado como linguagem no digital.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.