Waifu

Joao Pedro Comassetto
Tendências Digitais
3 min readApr 9, 2018

Assistentes virtuais são uma coisa que você já viu em algum filme, seriado ou desenho, e o que antes era apenas ficção científica, hoje em dia é real.

No mundo dos otakus, isso tem um grande impacto, a gíria “Waifu” é usada para denominar uma personagem mulher do mundo dos animes que você tem um enorme afeto, e é possível perceber este afeto pela demanda de vocaloids, idols, almofadas estampadas, miniaturas, todos sonham em ter sua própria “waifu”. Devido a isso, um tópico que vem sendo tratado é o de algum tipo de assistente virtual, Mekakucity Actors e Psycho Pass foram dois animes que abordaram um pouco deste tema.

Mekakucity Actors

No primeiro episódio somos introduzidos a Shintarou Kisaragi, um “hikikomori” (termo utilizado para pessoas que são isoladas em casa). Shintarou tem seu computador invadido por um tipo de software, que se representa por uma menina chamada “Ene”, ela é capaz de se mover através de eletrônicos, como por exemplo, telefones e televisões, ou seja, ela pode ser considerada uma assistente virtual, mas a diferença é que ela pensa por si mesma, causando problemas para ele, pois ela gosta de pregar peças.

Ene se refrescando virtualmente

Psycho Pass

Psycho Pass se passa em um mundo futurista, no segundo episódio somos introduzidos a casa de Akane Tsunemori, onde a personagem Candy é introduzida, Candy é uma água-viva virtual que ajuda nos afazeres da casa, tem algumas funções similares de uma empregada normal, mas o que a diferencia é a possibilidade de trocar as roupas e o design da casa da personagem principal.

Claro que nos animes esta tecnologia sempre é mais avançada, mas aos poucos estamos mais e mais próximos desta tecnologia, GateBox é um aparelho eletrônico que mostra o holograma de uma personagem de anime japonesa chamada Azuma Hikari, onde ela pode controlar alguns aparelhos eletrônicos de sua casa, podendo ajuda-lo com tarefas do dia-a-dia. Funções como despertador, previsão do tempo, lembretes, ascender e apagar a luz, dar motivação e ligar o ar condicionado são algumas das funcionalidades dela.

Mesmo parecendo uma ajudante qualquer, não é, Hikari possui seus próprios gostos, hobbies e maneiras de pensar. Apesar dela ficar em casa, quando você sai, é possível se conectar com um aplicativo em seu aparelho telefônico onde ainda da pra falar com ela. Como é uma tecnologia nova, seu preço é bem caro, cerca de 2.600 dólares.

Claro que o Gatebox não surgiu do nada, esta tecnologia holográfica já foi utilizada para shows ao vivo de vocaloids, para quem não sabe, vocaloid é nada mais que um software de alteração de voz, basta colocar a melodia e a letra da música no programa e um cantor virtual irá cantar ela. Existem diversos desses cantores virtuais que fazem muito sucesso no japão e no mundo inteiro, sendo um deles Hatsune Miku, onde até já fizeram um show ao vivo onde ela aparecia cantando e dançando holograficamente.

Navegando na internet, acabei encontrando um vídeo onde o maestro deu a mão para ela, e a mão dela reagiu com o toque dele.

https://youtu.be/bJjsXUz1dMY?t=472

Tecnologia holográfica já é uma realidade, seja para fazer shows ou servir como assistente virtual, o mercado é novo mas ainda tem muito o que crescer, daqui alguns anos produtos como o Gatebox vão ser mais fáceis de encontrar na casa das pessoas, expandindo assim, muitas possibilidades.

--

--