Atalhos de interface

Evelyn Caroline
Tendências Digitais
2 min readNov 21, 2017

O surgimento de atalhos veio com a premissa de diminuir o esforço físico/cognitivo na interação do usuário com interfaces. Denomina-se atalho como instrumento de interação humano-computador aquilo que, com poucos passos em qualquer momento, atinge a tarefa/destino que normalmente se alcança de uma única maneira em um único local virtual.

É conhecido o uso deste recurso desde a interação com computadores, através das teclas, tendo como exemplo claro nos computadores com sistema operacional Windows, a tecla “Windows”, que faz com que abra o menu iniciar.

A conhecida tecla “Windows”

Como mostra o texto de Leo Oliveira “Infográficos Shortcut”, o uso de teclas de atalho podem ser tão úteis na diminuição de carga de trabalho do usuário que chega ao ponto de se tornar temas gráficos amplamente difundidos no Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos.

Vendo ainda no texto de Leo, atalhos podem ser gerados pela combinação de teclas pressionadas simultaneamente, requerendo assim aprendizagem prévia do usuário para acessá-los.

Hoje, atalhos não se manifestam apenas nos computadores, e não unicamente sob forma de botões físicos. Constantemente são pensados e gerados novas formas de atalhos, seja por ícones (elementos visuais facilmente identificáveis — explicado por Marta Heupa), estes bastante significativos nos computadores — os shortcuts que costumam ficar na área de trabalho do computador, customizando toda uma interface (o texto de Paula Konno explica), comandos de voz (o texto de Emerson Rissatto expressa esta função), e diversas outras formas.

O atalho é um recurso intrínseco ao conceito de diminuição de carga de trabalho na interação com uma interface, e é impensável a inexistência deste com uma interface, principalmente de uma complexa. O que está sempre em desenvolvimento é a forma como se desenvolve um atalho.

--

--